Jogos Florais de Nova Friburgo começam na sexta, pela 58ª vez

Considerada o Sol da Poesia, cidade vai receber cerca de 70 trovadores
quarta-feira, 24 de maio de 2017
por Guilherme Alt
A Praça Dermeval Barbosa Moreira vai se transformar na Alamenda dos Trovadores (Foto: Henrique Cordeiro)
A Praça Dermeval Barbosa Moreira vai se transformar na Alamenda dos Trovadores (Foto: Henrique Cordeiro)

Nesta sexta-feira, 26, terá início a tradicional Festa dos Jogos Florais de Nova Friburgo, organizada pela União Brasileira de Trovadores (UBT). O evento, que chega este ano à sua 58ª edição, deve receber cerca de 70 trovadores de diferentes regiões do país.

Tida como a referência do movimento de trovadores do país, Nova Friburgo estará movimentada nos próximos dias por conta de uma série de programações culturais que começam na sexta-feira, 26, e vão até domingo, 28.

De acordo com Elizabeth Souza Cruz, presidente da UBT/ seção Nova Friburgo, a expectativa para a edição de 2017 é das melhores. “Estamos muito contentes com o que vamos apresentar. Temos uma responsabilidade enorme. Nova Friburgo é a referência do movimento trovador. Foi aqui que tudo começou”, disse Elizabeth..

Ainda de acordo com ela, visitar Nova Friburgo é um sonho para qualquer trovador. “Nós somos o espelho desse movimento. Friburgo, conhecida como Cidade da Trova, recebe apelidos carinhosos como Sol da Poesia, Oscar da Trova, Meca dos Trovadores, pelos trovadores”, orgulha-se.

Durante a 58ª edição dos Jogos Florais, cerca de 900 trovas concorrem nas categorias local e nacional. No concurso de trovas locais, na categoria lírica o tema é: reforma. Na categoria humor, o tema é: bagunça. Nas trovas nacionais, o tema lírico é: pausa. E o tema na categoria humor é: vigia. O concurso paralelo vai homenagear o Grêmio Português de Nova Friburgo, com o tema: referência a Portugal. Outra categoria, a dos Magníficos Trovadores, terá o tema “exemplo” para trovas líricas e “chinelo” para humor.

 

[Box Programação Jogos Florais]

 

Programação dos LVIII Jogos Florais 2017:

 

Amanhã, 26

 

06h: Participação dos trovadores no quadro Café com Broa, do programa Alvorada Sertaneja, com Serginho Ferraz, na Rádio Nova Friburgo AM

15h: Recepção aos visitantes e inauguração da Alameda das Trovas

Praça Dermeval Barbosa Moreira – Centro

19h: Noite dos Magníficos Trovadores - Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) – Rua Fernando Bizzotto, 39, Centro

 

Sábado, 27

 

10h: Oração dos Trovadores – Capela de Santo Antônio, Praça do Suspiro

11h: Visita à Fonte do Suspiro e Praça dos Trovadores

12h: Visita à loja Doces Sader - Suspiro

17h: Oficina-Escola de Artes de Nova Friburgo – antigo Fórum

Apresentação do show “O amor em tons e versos”, com os trovadores Domitilla Beltrame e J.B. Xavier (UBT Nacional). Acompanhamento musical, ao violão, o trovador Luiz Poeta.

17h30: Lançamento do livro “Meus irmãos Trovadores” – Volume III

Oficina-Escola de Artes

19h: Festa da escolha da Musa 2017 – Oficina-Escola de Artes

 

Domingo, 28

 

09h30: Sessão solene de entrega de troféus e certificados aos classificados nos concursos – Nacional/Internacional, Local e Paralelo.

Plenário da Câmara Municipal – Rua Farinha Filho, 50. Centro

13h: Encerramento dos LVIII Jogos Florais de Nova Friburgo

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Jogos Florais
Publicidade