Jogos Florais começam nesta sexta com extensa programação

São três dias de atividades nas praças de Nova Friburgo, além da Oficina Escola de Artes, CDL e Câmara de Vereadores
sexta-feira, 24 de maio de 2019
por Fernando Moreira
A charge do Silvério sobre o assunto
A charge do Silvério sobre o assunto

Começa nesta sexta-feira a 60ª edição dos Jogos Florais, tradicional evento de exaltação a trova, em Nova Friburgo. A programação se estende até domingo, 26, com atividades nas praças Getúlio Vargas, Dermeval Barboza Moreira e Suspiro, além da Oficina Escola de Artes e a Câmara de Vereadores.

São esperados nos Jogos Florais deste ano cerca de 60 trovadores vindos de diversas cidades do estado do Rio e do Brasil, como Niterói, Rio de Janeiro, São Paulo, Juiz de Fora, Belo Horizonte e Fortaleza. Além, é claro, de diversos trovadores de Nova Friburgo, que é considerada o berço da trova no país.                                                                                                                                                 

O lançamento dos Jogos Florais 2019 será dado bem cedinho, ainda às 6h, no tradicional Café com Broa oferecido pelo programa da Rádio Nova Friburgo AM, “Alvorada Sertaneja”, do radialista e também trovador, Serginho Ferraz. Depois tem a recepção aos visitantes e a inauguração da alameda das trovas, na Praça Dermeval Barbosa Moreira. Ainda hoje, acontecerá o lançamento do livro “Resgatando Auroras”, de Pedro Ornellas, na concorrida Noite dos Magníficos Trovadores, apresentação musical e sessão solene para entrega dos troféus aos vencedores dos concursos de trovas deste ano.

Os concursos tiveram desta vez três temas: amor, ciúme e saudade. Amor para os travadores friburguenses; ciúme para os trovadores magníficos (hours concours) e saudade para os trovadores de todo o Brasil.

A trova

A seleção das melhores trovas é rigorosa. De cara, eliminam-se as criações quebradas, que não cumprem as exigências literárias. O poema precisa ter quatro versos, de sete sílabas cada um, rimando pelo menos o segundo com o quarto, e encerrar um sentido completo.

Os jogos poéticos nasceram na Roma antiga como festas populares em homenagem à Flora, deusa das flores. Em Nova Friburgo, eles começaram com um grupo de aficionados, e tornaram-se patrimônio da cidade desde a década de 1960, quando os Jogos Florais começaram a ser realizados.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:

Sexta

6h – “Alvorada Sertaneja” – Rádio Friburgo AM

15h – Recepção aos visitantes e inauguração da Alameda das Trovas - Praça Dermeval

16h – Visita a exposição Cidade da Trova - Praça Getúlio Vargas

19h – Noite dos Magníficos Trovadores - Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL)

Sábado

10h – Oração dos Trovadores - Igreja de Santo Antônio, Suspiro

11h – Visita a Fonte do Suspiro e Praça dos Trovadores

12h – Visita a loja Doces Sader

17h – Arte, Cultura e Lazer - Oficina Escola de Artes (Pça. Getúlio Vargas) com o Coral da Terceira Idade – regente Joffre Evandro; “Os Tons do Amor”, com Domitilla Beltrame e Joffre Evandro (ao piano), lançamento do Selo da UBT pela Presidência Nacional da UBT

- Lançamento do livro “Nas Rendas do Meu Chapéu”, de Ivone Marques Moreira

19h – Festa da escolha da Musa dos Jogos Florais

Domingo

9h30 – Sessão solene de entrega de troféus e certificados - Câmara Municipal

13h – Encerramento

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: evento | Literatura
Publicidade