Jogadores friburguenses assumem desafios no Vasco e em São Paulo

Rafael Galhardo é o novo reforço do cruzmaltino para 2018 e Bruno Leal é emprestado ao Olímpia
sábado, 13 de janeiro de 2018
por Vinicius Gastin
Foto de capa
Galhardo vai vestir a camisa do Vasco na temporada de 2018

Um dos atletas friburguenses de sucesso no mundo esportivo, o jogador Rafael Galhardo está de volta ao futebol do Rio de Janeiro. Revelado pelo arquirival Flamengo, o lateral é o novo reforço do Vasco da Gama para a temporada de 2018. As disputas do Campeonato Carioca, Taça Libertadores, Copa do Brasil e Brasileiro da Série A serão os desafios de Galhardo, envolvido em uma troca do clube cruzmaltino com o Grêmio. Enquanto Madson vai para o Sul, o friburguense volta para o estado do Rio.

Galhardo havia rescindido com o Cruzeiro, seu ex-clube, e estava livre no mercado. No início de 2017 ele teve uma séria lesão no joelho, e na reta final da temporada teve um problema na coxa. Um das principais características do lateral é a boa qualidade no chute, inclusive nas cobranças de falta. O Vasco será o quinto grande clube do futebol nacional que o jogador defenderá. Revelado no Flamengo, acumula passagens pelo Santos, Bahia, Grêmio, Anderlecht-BEL e Atlético-PR, antes da ida para o Cruzeiro.

Galhardo atingiu o auge em 2015, quando defendeu o Grêmio e foi eleito um dos melhores de sua posição no Campeonato Brasileiro. Cogitou-se, inclusive, uma chance na Seleção Brasileira, que acabou não se concretizando. Muito em função, é verdade, da passagem frustrada pela Bélgica.

O jogador nascido em Nova Friburgo ajudou a levar o Tricolor gaúcho à Taça Libertadores, mas não ficou para disputar o torneio continental. Ele pertencia ao Santos e foi vendido ao Anderlecht, da Bélgica, por um milhão de euros (na época, algo em torno de R$ 4,4 milhões). No velho continente, entretanto, jogou apenas uma vez nesta temporada.

Já o zagueiro Bruno Leal, uma das revelações do Friburguense nos últimos anos, nascido e criado em Nova Friburgo, terá uma experiência no futebol de São Paulo nesses primeiros meses de 2018. O Tricolor da Serra acertou o empréstimo do jogador de 26 anos para o Olímpia, equipe da Série A3 do Campeonato Paulista. Bruno ficará por quatro meses em São Paulo, e retornará ao Frizão para a disputa no Campeonato Carioca B1.

Morador do distrito de São Pedro da Serra, o jogador está no Friburguense desde 2007. O atleta foi revelado nas categorias de base do clube, onde está desde o juvenil, e como jogador profissional participou das disputas recentes de Campeonatos Cariocas, da Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro Série D e Copa Rio. Em 2017, foi titular em algumas partidas, sobretudo após a rescisão de contrato de Marcelo Costa, por conta de uma lesão. No entanto, houve jogos em que o técnico Merica recuava o volante Bidu para fazer dupla com Roberto Júnior e deixava Bruno como opção no banco de reservas.

O Olímpia F.C., pelo qual o defensor friburguense vai atuar, é uma agremiação esportiva da cidade de Olímpia, e possui 71 anos de fundação, tendo sido criada em 5 de dezembro de 1946. As cores da camisa são o azul e o branco. A equipe possui alguma tradição no cenário esportivo do interior paulista, mas nunca conseguiu grande destaque entre os principais clubes. Ainda assim o Galo Azul, como é conhecido, alimenta rivalidades com equipes como Barretos Esporte Clube, Rio Preto Futebol Clube, América Futebol Clube, Atlético Monte Azul e Associação Atlética Internacional.

LEIA MAIS

Chances de brigar pelo acesso, que já eram remotas antes da partida, ficaram ainda menores

Jogo de volta, dia 22, definirá quem avança às quartas de final da Copa Rio

Tricolor da Serra encara o Bangu, e o primeiro jogo acontece nesta quarta no Eduardo Guinle

Publicidade
TAGS: futebol