Jogadores friburguenses assumem desafios no Vasco e em São Paulo

Rafael Galhardo é o novo reforço do cruzmaltino para 2018 e Bruno Leal é emprestado ao Olímpia
sábado, 13 de janeiro de 2018
por Vinicius Gastin
 Galhardo vai vestir a camisa do Vasco na temporada de 2018
Galhardo vai vestir a camisa do Vasco na temporada de 2018

Um dos atletas friburguenses de sucesso no mundo esportivo, o jogador Rafael Galhardo está de volta ao futebol do Rio de Janeiro. Revelado pelo arquirival Flamengo, o lateral é o novo reforço do Vasco da Gama para a temporada de 2018. As disputas do Campeonato Carioca, Taça Libertadores, Copa do Brasil e Brasileiro da Série A serão os desafios de Galhardo, envolvido em uma troca do clube cruzmaltino com o Grêmio. Enquanto Madson vai para o Sul, o friburguense volta para o estado do Rio.

Galhardo havia rescindido com o Cruzeiro, seu ex-clube, e estava livre no mercado. No início de 2017 ele teve uma séria lesão no joelho, e na reta final da temporada teve um problema na coxa. Um das principais características do lateral é a boa qualidade no chute, inclusive nas cobranças de falta. O Vasco será o quinto grande clube do futebol nacional que o jogador defenderá. Revelado no Flamengo, acumula passagens pelo Santos, Bahia, Grêmio, Anderlecht-BEL e Atlético-PR, antes da ida para o Cruzeiro.

Galhardo atingiu o auge em 2015, quando defendeu o Grêmio e foi eleito um dos melhores de sua posição no Campeonato Brasileiro. Cogitou-se, inclusive, uma chance na Seleção Brasileira, que acabou não se concretizando. Muito em função, é verdade, da passagem frustrada pela Bélgica.

O jogador nascido em Nova Friburgo ajudou a levar o Tricolor gaúcho à Taça Libertadores, mas não ficou para disputar o torneio continental. Ele pertencia ao Santos e foi vendido ao Anderlecht, da Bélgica, por um milhão de euros (na época, algo em torno de R$ 4,4 milhões). No velho continente, entretanto, jogou apenas uma vez nesta temporada.

Já o zagueiro Bruno Leal, uma das revelações do Friburguense nos últimos anos, nascido e criado em Nova Friburgo, terá uma experiência no futebol de São Paulo nesses primeiros meses de 2018. O Tricolor da Serra acertou o empréstimo do jogador de 26 anos para o Olímpia, equipe da Série A3 do Campeonato Paulista. Bruno ficará por quatro meses em São Paulo, e retornará ao Frizão para a disputa no Campeonato Carioca B1.

Morador do distrito de São Pedro da Serra, o jogador está no Friburguense desde 2007. O atleta foi revelado nas categorias de base do clube, onde está desde o juvenil, e como jogador profissional participou das disputas recentes de Campeonatos Cariocas, da Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro Série D e Copa Rio. Em 2017, foi titular em algumas partidas, sobretudo após a rescisão de contrato de Marcelo Costa, por conta de uma lesão. No entanto, houve jogos em que o técnico Merica recuava o volante Bidu para fazer dupla com Roberto Júnior e deixava Bruno como opção no banco de reservas.

O Olímpia F.C., pelo qual o defensor friburguense vai atuar, é uma agremiação esportiva da cidade de Olímpia, e possui 71 anos de fundação, tendo sido criada em 5 de dezembro de 1946. As cores da camisa são o azul e o branco. A equipe possui alguma tradição no cenário esportivo do interior paulista, mas nunca conseguiu grande destaque entre os principais clubes. Ainda assim o Galo Azul, como é conhecido, alimenta rivalidades com equipes como Barretos Esporte Clube, Rio Preto Futebol Clube, América Futebol Clube, Atlético Monte Azul e Associação Atlética Internacional.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: futebol
Publicidade