Ita Gas & Oil promove seu primeiro encontro nesta quarta

Evento, idealizado pelo Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Leste Fluminense, do qual Friburgo faz parte, aposta no potencial do setor no estado
terça-feira, 23 de julho de 2019
por Jornal A Voz da Serra
Unidade de Processamento de Gás Natural que está sendo construída no Comperj, em Itaboraí (Foto: Kerui Metodo)
Unidade de Processamento de Gás Natural que está sendo construída no Comperj, em Itaboraí (Foto: Kerui Metodo)

Responsável por 16% do Produto Interno Bruto (PIB) estadual, o setor de gás e óleo destaca-se como protagonista para o desenvolvimento socioeconômico do Leste Fluminense e para fortalecer e consolidar essa vocação regional, será realizado nesta quarta-feira, 24, em Itaboraí, o Ita Gas & Oil. O evento vai reunir autoridades nacionais e internacionais, além de especialistas de toda a cadeia produtiva durante dois dias, no auditório do Colégio Adventista Brasileiro, no centro de Itaboraí. 

A abertura oficial do Ita Gas & Oil contará com a participação, já confirmada do governador do Estado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, que vai reforçar o potencial do segmento anunciando oportunidades de investimentos no setor. Nessa linha, estão previstas três rodadas de partilha do pré-sal e de regimes de concessões de exploração, o leilão do excedente da cessão onerosa, que, junto a outras iniciativas, poderão gerar cerca de 30 mil empregos até 2025. A expectativa é dobrar a produção de óleo e gás nos próximos dez anos. 

O idealizador do Ita Gas & Oil, João Leal, diretor-geral do Conleste (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Leste Fluminense), que reúne 15 municípios do estado, inclusive Nova Friburgo, não tem dúvidas sobre as potencialidades do setor: “Estamos no momento do gás. Criamos um encontro com os mais renomados especialistas, representantes do poder público e da iniciativa privada para propiciar conhecimentos, traçarmos cenários, perspectivas e impulsionarmos negócios”, afirma Leal.

Entre os conferencistas do evento estão o cônsul da China, Xu Yuansheng; o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Relações Internacionais, Lucas Tristão; a subsecretária de Óleo, Gás e Energia, Cristina Pinho; a superintendente estadual de Óleo, Gás, Energia e Indústria, Meg Montana; o superintendente de Participações Governamentais da ANP, Rubens Freitas e o gerente de Tecnologia e Inovação do Senai, Maurício Ogawa. 

A estrutura do evento

Estima-se que o Ita Gás & Oil reúna mais de duas mil pessoas nesta quarta e quinta-feiras. O evento contará com três ambientes: Área de Conhecimento, Área de Ambiente de Negócios e Área dos Expositores reservada aos estandes das empresas participantes. 

A Área de Conhecimento oferecerá oito painéis sobre os desafios, as possibilidades, os avanços, o futuro e a importância do gás natural como vetor de crescimento econômico. Todos abertos ao público, sujeitos a lotação. Já a Área de Ambiente de Negócios promoverá a integração entre empresários da indústria e comércio de petróleo e gás da região do Conleste com membros da Petrobras.

Na Área dos Expositores, haverá a presença das principais empresas do setor do gás do Leste Fluminense: Petrobras,  Kerui/Metodo e Concremat/Encalso. Destaca-se ainda a presença da americana McDermott. Todas fazem parte das obras referentes ao Gasoduto Rota 3, que passa pelos municípios de Maricá e Itaboraí, ou da Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN) que está sendo construída no Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro (Comperj), em Itaboraí, às margens da RJ-116 (Itaboraí-Nova Friburgo-Macuco).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade