Investir no futuro

sexta-feira, 21 de abril de 2017
por Jornal A Voz da Serra

OS MUNICÍPIOS são a base territorial do país. É onde tudo acontece. Sem política municipalista e sem respeitar as lideranças municipais que legitimam a vontade da população, não é possível alcançar desenvolvimento com justiça social e ainda corre-se risco de retrocesso e do surgimento de problemas sociais. 

NÃO É SEGREDO e a população sabe muito bem que a quase totalidade dos municípios brasileiros sobrevive graças aos repasses constitucionais e aos convênios — quase sempre a fundo perdido ou com contrapartida simbólica — que firmam com a União e o Estado. A dependência crônica das prefeituras do Estado do Rio é causada pela concentração de receita em Brasília, que abocanha a maior fatia, e no Palácio Guanabara, que fica com o segundo naco financeiro. 

NÃO SERÁ fácil mudar as normas do pacto federativo na esfera da arrecadação. Sem alternativa, o caminho é investir nos municípios. Neste ano, se não houver obras e programas sociais, boa parte das prefeituras entrará na bancarrota. 
Centenas, se não milhares, de municípios com população inferior a dez mil habitantes estão à deriva. 

SEM números consolidados para confirmar a tendência positiva, caracterizando um crescimento, sindicatos das categorias unem-se aos empresários numa só ladainha contra o arrocho econômico, as taxas de juros, os aumentos generalizados e as reformas do governo Temer.

EMPRESAS e empregados encontram-se no mesmo lado. As primeiras lutam para manter os negócios em atividade, enfrentando dissabores de toda ordem, principalmente tributária e fiscal. No caso friburguense, a preocupação é também com a ameaça dos manufaturados chineses que invadiram os mercados, afetando a produtividade dos produtos friburguenses da moda íntima.

ASSIM COMO os demais municípios, Nova Friburgo não poderá cruzar os braços e aguardar as benesses do governo apenas. Deverá implementar políticas próprias de desenvolvimento com enfoque principal na economia, oferecendo perspectivas positivas para a implantação de novas empresas, o que irá gerar emprego e renda para o município. A solução existe. Precisa, sim, de vontade política e planejamento estratégico. Vale a pena investir no futuro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade