Interior do Estado do Rio recebe investimento em sinalização turística

Instalação de placas informativas vai auxiliar deslocamentos de visitantes e promover fórum para discutir potencialização do turismo regional em cidades de Caminhos da Serra
quinta-feira, 16 de julho de 2015
por Jornal A Voz da Serra

A partir desta semana o governo do estado inicia ação para orientação de turistas que visitam as cidades do interior fluminense. A Secretaria Estadual de Turismo/TurisRio está instalando placas de informações turísticas, produzidas em parceria com o DER. Ontem, 16, os secretários estaduais de Turismo, Nilo Sergio Felix, e de Governo, Affonso Monnerat, estiveram em Bom Jardim acompanhando a funcionalidade dos equipamentos, que estarão em operação também em Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu, Valença e Rio das Flores. 

Ontem também foi realizado em Bom Jardim o Fórum Regional de Fortalecimento Turístico. Em sua oitava edição, o evento, promovido pela Secretaria Estadual de Turismo/TurisRio, chegou à região dos Caminhos da Serra para discutir ações, apresentar projetos e propor maior integração entre trade turístico do interior do estado, poder municipal e diversos órgãos ligados ao estado.

“Os fóruns regionais já se transformaram em referência para o setor. Estamos satisfeitos com a qualidade dos debates e empolgados com os resultados. Foi uma dupla realização com mais esta importante notícia para o turismo, que começa a ter um antigo pleito atendido. Tão importante como serviços e produtos de qualidade para uma boa estada dos turistas no interior do estado, a sinalização é primordial para direcionar e ambientar visitantes de nossos municípios de fora do eixo metropolitano. Nesta primeira fase serão 44 placas instaladas em diferentes municípios. Todas já confeccionadas pelo DER e com cronograma de fixação estipulado por nós. Nossa meta é atingir toda a demanda até o ano que vem, facilitando ainda os deslocamentos dos turistas que serão acomodados no interior durante os jogos Olímpicos”, explica o secretário Nilo Sergio Felix.

Durante o encontro, representantes dos 11 municípios que compõem a região de Caminhos da Serra terão a oportunidade de conhecer os projetos da Setur-RJ e TurisRio para os próximos anos com foco na potencialização do turismo regional. Em seguida, representantes de diversas instituições e órgãos de importância para o desenvolvimento da atividade turística, tais como o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (BPTur) e Secretaria  Estadual de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca fazem exposições, dão sugestões e apresentam ações de sucesso que podem ser repetidas em outras cidades.

A REGIÃO - Composta por 11 municípios, a região turística de Caminhos da Serra é procurada principalmente pelos apreciadores do turismo ecológico. São eles: Bom Jardim, Cantagalo, Carmo, Conceição de Macabu, Cordeiro, Duas Barras, Macuco, Santa Maria Madalena, São Sebastião do Alto, Sumidouro e Trajano de Moraes.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: sinalização | Turismo | Governo do Estado | investimento
Publicidade