Instalação dos novos semáforos de LED fica para março

Financiada por uma parceria pública-privada, nova sinalização deve reduzir custos com manutenção e iluminação
terça-feira, 13 de fevereiro de 2018
por Alerrandre Barros
Em alguns pontos da cidade os postes metálicos para sustentação dos novos semáforos já foram instalados  (Foto: Alerrandre Barros)
Em alguns pontos da cidade os postes metálicos para sustentação dos novos semáforos já foram instalados (Foto: Alerrandre Barros)

A instalação de semáforos de LED nas principais vias de acesso ao Centro de Nova Friburgo ainda não começou. Com início previsto para este mês, a instalação dos equipamentos foi adiada para março devido ao carnaval, “pois há necessidade de mexer na nova sinalização para a passagem dos carros alegóricos”, informou a prefeitura nesta terça-feira, 6.

Em dezembro de 2017, os novos postes que darão estrutura aos semáforos mais modernos e econômicos começaram a ser colocados na Avenida Emil Cleff, no Bairro Ypu, nos arredores das praças Getúlio Vargas e Dermeval Barbosa Moreira, no Paissandu, no Suspiro e também na Avenida Euterpe Friburguense.

Anunciada em outubro, a sinalização começou a ser substituída através de uma parceria público-privada (PPP). O projeto é executado pela empresa Acesstran, de Bom Jardim, que estima redução em 90% do custo com energia elétrica com os semáforos, gerando economia de até R$ 100 mil aos cofres do município.

A iniciativa custou quase R$ 500 mil e foi financiada por empresários friburguenses. Os novos postes tem uma placa circular de 60 centímetros e que reflete as luzes dos faróis de carros e motos. Azuis e brancas, as placas reproduzem a logomarca dos 200 anos de Nova Friburgo (a ser comemorado no próximo 16 de maio).

Além da sinalização vertical (semáforos e placas), está previsto no projeto a realização de sinalização vertical, com a pintura das vias, etapa que deve começar a ser executada ainda neste semestre.

De acordo com a Secretaria de Ordem e Mobilidade Urbana, cerca de 30 a 40 lâmpadas são trocadas, todos os dias, nos atuais sinais da cidade. Ultrapassados, os equipamentos apresentam problemas regularmente, por isso, o governo planeja expandir a troca da sinalização para outros bairros e distritos do município.

“Os equipamentos substituídos serão reaproveitados em outros locais, enquanto não pudermos trocá-los por novos”, disse o prefeito Renato Bravo em outubro do ano passado, durante apresentação do projeto.

Locais dos novos semáforos

  • - Cruzamento da Avenida José Ruiz Boléia com a ponte da Rua Sete de Setembro, próximo ao supermercado Cavalo Preto.
  • - Em frente ao Friburgo Shopping e na esquina da Rua Farinha Filho com a Praça Getúlio Vargas.
  • - Cruzamento da Praça Dermeval Barbosa Moreira com a Rua Monte Líbano.
  • - Em frente ao supermercado Extra, na Avenida Alberto Braune.
  • - Em frente à prefeitura.
  • - Em frente ao Cadima Shopping, na esquina da Rua Leuenroth com a Alberto Braune.
  • - Na altura da loja Wermar, na Rua Comandante Ribeiro de Barros, no Paissandu.
  • - No arredores da rotatória do Paissandu.
  • - Em frente ao Mercado das Flores, na Avenida Emil Cleff, no bairro Ypu.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade