Incêndio causado por um raio consumiu cerca de 85 hectares em Madalena

Área atingida fica na zona rural da cidade, conhecida como Terras Frias
segunda-feira, 04 de fevereiro de 2019
por Jornal A Voz da Serra
O incêndio no Parque do Desengano, em Madalena (Reprodução da web)
O incêndio no Parque do Desengano, em Madalena (Reprodução da web)

O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil conseguiram extinguir neste domingo, 3, o incêndio no Parque Estadual do Desengano, em Santa Maria Madalena. O fogo começou na tarde quinta-feira, 31, por causa de uma descarga elétrica de um raio, que atingiu um morro. Sem chuvas, a vegetação seca alimentou as chamas, que se espalharam, colocando em risco residências próximas e também a área onde é feita a captação de água no município.

A área atingida fica na zona rural da cidade, conhecida como Terras Frias. As chamas, que se espalharam a ponto de serem vistas nas proximidades da RJ-146, foram controladas antes de alcançarem a área do Rio Ribeirão Vermelho, onde é captada a água que abastece boa parte do município.

Segundo o Corpo de Bombeiros, ninguém ficou ferido. O incêndio consumiu cerca de 85 hectares e o trabalho de combate às chamas levou quatro dias. Equipes da Defesa Civil auxiliaram no trabalho por terra e os bombeiros contaram ainda com apoio de uma aeronave do Grupamento de Operações Aéreas (GOA).

Nesta segunda-feira, 4, os bombeiros continuaram o monitoramento do local, apesar de não haver mais focos do incêndio. De acordo com a avaliação da Defesa Civil, mesmo controlada, a situação na área ainda era instável por conta do calor e da ausência de chuvas. Ainda segundo a Defesa Civil, não chovia no momento da descarga elétrica.

 

LEIA MAIS

Equipamentos permitirão monitoramento de áreas de incêndio em épocas de seca

Equipamentos permitirão monitoramento de áreas de incêndio em épocas de seca

Fogo destruiu carro alegórico na área externa da agremiação no Bairro Ypu

Publicidade
TAGS: fogo