Inaugurado Sindaf-NF na Ceasa de Conquista

Sindicato é o primeiro de agricultura familiar do Estado do Rio
segunda-feira, 18 de maio de 2015
por Jornal A Voz da Serra
Ao lado de Rogério Cabral, o presidente do Sindaf, Devanir Gravino (Divulgação)
Ao lado de Rogério Cabral, o presidente do Sindaf, Devanir Gravino (Divulgação)

Centenas de agricultores junto com suas famílias, apoiados por representantes de diversas entidades locais e regionais, autoridades e diretoria do Ceasa, inauguraram recentemente com um almoço de confraternização a sede do Sindicato dos Agricultores Familiares de Nova Friburgo (Sindaf-NF), instalada na Ceasa, em Conquista, distrito de Campo do Coelho. O Sindaf-NF é o primeiro sindicato da agricultura familiar do estado. O município possui cerca de 2.800 agricultores que produzem 118 itens, destacando-se de forma expressiva na produção de couve-flor, ervilha, salsa, pimentão, repolho, morangos, caqui e flores de corte.

O presidente da entidade, Devanir de Oliveira Gravino, afirma que o sindicato se instalou em um sobrado desativado cedido pela Ceasa, e com muito esforço de sua diretoria, o prédio foi todo reformado, com a colocação de telhado, piso, paredes e instalações elétricas. 
O prefeito Rogério Cabral participou do evento e destacou a importância do associativismo que culminou com a criação do sindicato, afirmando ser o município referência no estado em termos de organização social no campo e a sede inaugurada faz avançar ainda mais este modelo de desenvolvimento.

Para o zootecnista Selmo de Oliveira Santos, um dos idealizadores do Sindaf-NF, a inauguração da sede consolida o município na vanguarda da estruturação agrária no estado e no país, e que além do avanço social, o laboratório de análise e avaliação de fertilidade de solos que está sendo instalado na sede terá reflexos favoráveis na economia do município. Nain Rocha, chefe do Núcleo Regional da Secretaria Estadual de Abastecimento e Pesca, afirmou que a inauguração da sede faz parte do processo de revitalização da Ceasa de Conquista, que hoje colhe recordes na comercialização de hortaliças e legumes em um esforço de trazer compradores para o espaço de comercialização. 

Já o vice-presidente do Sindaf, José Adilso de Medeiros, destacou que o sucesso obtido pelo Sindicato deve-se ao fato do mesmo não se associar a nenhuma corrente política, tratando as questões do campo com muita isenção, e compromisso apenas com o agricultor. “Com a chegada da sua sede, o sindicato servirá para unir ainda mais os agricultores para em conjunto discutir e resolver os problemas do setor”, afirmou o agricultor de Santa Cruz Nilton Corrêa. Criado em 2011, o Sindaf-NF é fruto do Movimento Associativista iniciado em 2001, que implantou e consolidou 30 associações de agricultores em Nova Friburgo, tornando o município possuidor da maior rede associativista do Brasil.

Foto da galeria
Agricultor Nilton Correia (Divulgação)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Ceasa | trabalho | Sindicato dos Agricultores Familiares de Nova Friburgo | sindicalismo | inauguração
Publicidade