Inadimplência cai, mas número de endividados no país ainda é grande

Sudeste é a região com a maior concentração de devedores: 24,90 milhões
sexta-feira, 19 de maio de 2017
por Jornal A Voz da Serra
O mapa da inadimplência no país (Infografia: Igor Veronesi)
O mapa da inadimplência no país (Infografia: Igor Veronesi)

Em todo o país, 39% da população adulta (entre 18 e 95 anos de idade) está inadimplente, o que significa 59 milhões de pessoas físicas negativadas, até abril, segundo indicador do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).

Quanto à variação anual do número de pessoas físicas inadimplentes, o indicador mostrou queda de -1,60% em abril, em comparação com abril de 2016. Após crescer a taxas próximas a 5,0% entre o final de 2015 e início de 2016, houve sucessivos recuos ao longo do ano passado, sendo a segunda vez, desde o início da série histórica em 2010, que há uma queda anual. Na passagem de março para abril, a inadimplência no país mostrou queda de -0,35%.

    “Essa desaceleração do crescimento da inadimplência ocorre desde o segundo trimestre de 2016 e reflete tanto a recessão econômica, que reduziu a capacidade de pagamento das famílias, quanto a redução da tomada de crédito por parte dos consumidores e sua propensão a consumir”, explicou o presidente da CNDL, Honório Pinheiro. “O consumidor tem tido maior cautela com o consumo, além de maior dificuldade para conseguir crédito. Assim, ele se endivida menos e, com isso, torna-se mais difícil ficar inadimplente”, analisou.

O volume de negativados é maior entre pessoas com idades entre 30 e 39 anos, que registrou, em abril, que metade dessa população (49,83%) estava com o nome incluído em listas de proteção ao crédito, perfazendo um total de 17 milhões de pessoas. Vale destacar ainda que uma quantidade significativa das pessoas entre 40 e 49 anos também está inadimplente (47,06%), bem como entre os consumidores de 25 a 39 anos (46,34%).

 

No Sudeste

    De acordo com estimativas, o Sudeste é a região que concentra, em termos absolutos, o maior número de negativados, somando 24,90 milhões de consumidores, o que representa 38,17% da população adulta da região.

    Em seguida aparecem o Nordeste, que conta com 15,60 milhões de negativados, ou 39,19% da população; o Sul, com 8,29 milhões de inadimplentes (37,16%); o Norte, com 5,35 milhões de devedores (45,77% - o maior percentual entre as regiões); e o Centro-Oeste, com um total de 4,84 milhões de inadimplentes (42,18% da população).

 

Dívidas com bancos

    O indicador do SPC Brasil e da CNDL também apresentou em abril uma variação negativa de -7,13% no volume de dívidas em nome de pessoas físicas na comparação com o mesmo mês de 2016. Esta foi a menor variação de toda a série histórica.

    Os dados por setores revelam que o segmento de água e luz foi o único a apresentar crescimento anual do número de pendências em abril, com alta de 3,19%. Já o setor de comunicação teve a maior queda, de -17,35%. Em seguida aparecem os bancos (-5,02%) e o comércio (-7,10%).

    No entanto, o levantamento aponta que os bancos ainda concentram a maior parte das dívidas no país (48,36% do total), com o comércio (20,26%) e o setor de comunicação em seguida (13,51%).

 

Metodologia

O indicador de inadimplência do consumidor condensa todas as informações disponíveis nas bases de dados às quais o SPC Brasil e a CNDL têm acesso. As informações disponíveis referem-se a capitais e interior das 27 unidades da federação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade