Imunização do pessoal da saúde abaixo de 50 é retomada nesta quinta em Friburgo

Sem reserva para a compra efetiva de mais doses de vacina contra a Covid, atual gestão estuda adesão a consórcio de prefeitos
quarta-feira, 03 de março de 2021
por Guilherme Alt (guilherme@avozdaserra.com.br)
A fila da vacina na tarde desta quinta-feira (Foto: Adriana Oliveira)
A fila da vacina na tarde desta quinta-feira (Foto: Adriana Oliveira)

Uma fila quilométrica, que chegava ao Tiro de Guerra, marcou nesta quinta-feira, 4, o início da segunda etapa de imunização contra a Covid-19 dos profissionais de saúde de Nova Friburgo abaixo dos 50 anos. Essa fase completa a vacinação de quem já tomou a primeira dose no dia 11 de fevereiro.

A etapa está prevista para acontecer nesta quinta e sexta-feira, 4 e 5,  das 14h às 18h, no posto Sylvio Henrique Braune, no Suspiro. É importante destacar que o profissional deverá obrigatoriamente levar o cartão de imunização constando a primeira dose e um documento de identidade com foto.

Uma nova carga da vacina CoronaVac chegou no Aeroporto Internacional Tom Jobim, às 10h30 desta quarta-feira, 3. São 249.200 doses que devem dar continuidade ao processo de vacinação nas cidades do Estado do Rio de Janeiro. A nova remessa será distribuída entre os 92 municípios fluminenses. Para Nova Friburgo serão destinadas 1.500 doses, que devem chegar ainda esta semana.

Sem reserva para a compra de vacinas

Na noite de segunda-feira, o ex-prefeito Renato Bravo veiculou um vídeo nas redes sociais questionando o atual prefeito Johnny Maycon sobre que fim levou a carta de intenção de compra de 30 mil doses de vacina assinada por ele no dia 30 de dezembro, dois dias antes de encerrar seu mandato. Segundo a atual gestão, a carta de intenção assinada por Renato Bravo significa apenas o intuito de aquisição por parte do município. 

A prefeitura esclareceu que as vacinas que estão sendo aplicadas são provenientes do Ministério da Saúde, que adquiriu o imunizante Coronavac (do Instituto Butantan) e Oxford/AstraZeneca (da Fundação Oswaldo Cruz) e repassou aos estados e municípios em cumprimento ao Plano Nacional de Imunização (PNI). Ou seja, essas doses não foram adquiridas pela prefeitura, nem pela atual gestão e nem pela anterior. 

Ainda segundo a prefeitura, apesar da assinatura da carta de intenção, em 2020, a gestão anterior não formalizou um processo administrativo para a efetiva aquisição das vacinas. A secretarias de Saúde e de Finanças confirmam que não houve a reserva orçamentária para a compra dessas doses.

Município analisa entrada em consórcio de prefeituras

Um consórcio nacional promete colocar as prefeituras na disputa pela compra de vacinas contra o coronavírus, na brecha deixada pela morosidade do Plano Nacional de Imunização. A formação do consórcio foi discutida pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP) em reunião virtual realizada na última segunda-feira, 1º. Segundo o ex-prefeito de Campinas, Jonas Donizete, presidente da FNP, cerca de 100 cidades anunciaram a adesão. A FNP reúne as 412 cidades com mais de 80 mil habitantes, mas qualquer município poderá aderir ao consórcio público para aquisição de vacinas.

A entidade deu prazo até esta sexta-feira, 5, para que os municípios façam a adesão. A previsão é que a associação seja constituída, legalmente, até o dia 22 deste mês para, depois disso, possa atuar na aquisição de imunizantes. Não há nenhum custo ao município para a adesão ao consórcio, os custos para a formação legal do consórcio público serão pagos pela FNP. Os municípios terão 15 dias para aprovar um projeto de lei nas câmaras municipais que autorizam a adesão ao consórcio público. Somente após a constituição legal, com a criação de um CNPJ e a escolha de diretoria, o consórcio estaria apto a fazer a compra de vacinas. A Prefeitura de Nova Friburgo informou que está analisando a possibilidade de integrar o consórcio e tão logo tenha uma definição, fará a divulgação.

Vacinação para todos os idosos

Diferentemente do que as pessoas imaginaram, o cadastro, encerrado no último dia 19 de fevereiro, não foi disponibilizado para assegurar o direito à vacinação, mas sim para se ter uma ideia do número de vacinas a serem adquiridas, a faixa etária com maior número e bairro a ser imunizada. À redação de A VOZ DA SERRA, a Secretaria Municipal de Saúde informou que não pretende reabrir o cadastro, mas assegurou que nenhum idoso ficará sem o imunizante. Mesmo aquele que não efetuou o cadastro receberá a vacina quando abrir a sua faixa etária. “A partir do cadastro foi possível traçar estratégias de modo a descentralizar a imunização e evitar aglomerações”, esclareceu o município.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Droga Paxlovid será distribuída em unidades de saúde para pacientes com mais de 65 anos

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra