Imprensa se une para realizar debate entre candidatos a prefeito

Evento será promovido no próximo dia 25 pela Rádio Nova Friburgo AM, TV Zoom e A VOZ DA SERRA, que integram a “Rede da Democracia”
sexta-feira, 16 de setembro de 2016
por Márcio Madeira
Imprensa se une para realizar debate entre candidatos a prefeito

A despeito do período eleitoral mais curto e das restrições mais severas ao tipo de propaganda permitida, o eleitor friburguense não deve ter problemas para votar conscientemente no próximo dia 2 de outubro, especialmente nas eleições majoritárias. Afinal, além de todas as entrevistas que vêm sendo realizadas nos mais diversos veículos de comunicação da cidade, foi dada ciência à Justiça Eleitoral na tarde desta sexta-feira, 16, sobre a realização de um inédito debate promovido em conjunto pela Rádio Nova Friburgo AM, TV Zoom e A VOZ DA SERRA no próximo domingo, 25 de setembro, às 18h.

Batizada de “Rede da Democracia”, a união de três dos veículos de comunicação mais tradicionais da cidade refletiu a vontade dos órgãos de imprensa e, além de emprestar grande credibilidade à realização do evento, certamente proporcionará também a cobertura midiática mais abrangente já realizada em Nova Friburgo, alcançando praticamente toda a população. 

Afinal, além da estrutura da TV Zoom — que irá abrigar e mediar o debate —, os eleitores também poderão contar com as transmissões ao vivo por rádio e no portal de A VOZ DA SERRA na internet. E se mesmo assim alguém perder o encontro entre os candidatos, ainda será possível rever todo o conteúdo a qualquer hora, através do aplicativo de celular da Zoom, até o próximo 30.

As regras do debate foram apresentadas a representantes de todas as coligações concorrentes, em reunião realizada na manhã desta sexta-feira, 16, nas dependências da TV Zoom, e devem servir da base para um confronto dinâmico de ideias e planos de governo, com tempo mais curto para perguntas e respostas a fim de incentivar a objetividade e evitar eventuais trocas de ataques pessoais.

A expectativa é de que o debate tenha duração próxima a duas horas, abrigando cinco blocos distintos. No primeiro deles serão explicadas as regras, e cada candidato terá 30 segundos para se apresentar, em ordem definida por sorteio. Já no segundo os candidatos responderão e comentarão perguntas formuladas por jornalistas indicados pelos realizadores. 

Cada jornalista terá 30 segundos para efetuar esta pergunta, antes que sejam sorteados os candidatos que irão responder e comentar. Haverá dois minutos para a resposta e um para o comentário, e cada candidato irá responder e comentar uma única vez. Caberá aos jornalistas de A VOZ DA SERRA fazer perguntas sobre os temas emprego e renda e saúde; aos da Rádio Nova Friburgo AM, sobre mobilidade urbana e prevenção a desastres naturais, e aos da TV Zoom, sobre educação e geração de recursos para a Prefeitura.

No terceiro bloco os candidatos irão se enfrentar por sorteio, com temas definidos da mesma forma. Já no quarto bloco, eles poderão escolher a quem perguntar e o tema será livre. Por fim, no quinto e último bloco cada candidato terá um minuto para fazer suas considerações finais.

A análise de pedidos de direito de resposta ficará a cargo de uma comissão estabelecida pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Por determinação do Corpo de Bombeiros, não haverá plateia durante a realização do debate, devido à limitação de espaço no estúdio da emissora.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Eleições 2016
Publicidade