Igrejas têm intensa programação desta sexta até domingo

Destaques são a encenação da Via Crúcis em Conselheiro e a Procissão do Senhor Morto no Centro, a partir das 18h
sexta-feira, 30 de março de 2018
por Jornal A Voz da Serra
Os Arautos do Evangelho na Procissão do Senhor Morto (Reprodução da internet)
Os Arautos do Evangelho na Procissão do Senhor Morto (Reprodução da internet)

A programação especial de todas as igrejas - católica, luterana e evangélica - nesta Semana Santa se intensifica a partir desta sexta-feira, 30, até a noite do Domingo de Páscoa, 1º de abril. Entre as celebrações, missas, vigílias, adoração da cruz, procissões e cultos.

Em diversas igrejas católicas os fiéis acompanham a Via Sacra, que relembra os últimos passos de Jesus Cristo rumo ao calvário, celebrando sua paixão, morte e ressurreição. Na paróquia de Santa Teresinha, na Praça Lafayete Bravo, no distrito de Conselheiro Paulino, a Via Sacra será teatralizada nesta sexta-feira, 30, a partir das 18h. O evento acontece há 15 anos e, este ano, as encenações serão em forma de quadro vivo, representando as estações da via crúcis. As cenas, ora congeladas, ora com movimento, servirão de inspiração para as orações dos fiéis. Elas também serão acompanhadas de meditações e um coral com banda.

“A cada ano fazemos de maneira diferente. Já fizemos caminhando pelas ruas do bairro, no pátio da igreja. A novidade para esse ano é a projeção mapeada que são imagens projetadas na parede interagindo com a arquitetura e ornamentação”, disse o fundador e coordenador geral do Movimento Católico Fanuel, Deivid Roberto Pinho.

Na Catedral São João Batista, nesta sexta-feira, 30, às 15h, haverá a celebração da Liturgia da Cruz, , com a distribuição da eucaristia aos fiéis. Às 18h, sai a procissão do Senhor Morto, pelas nas ruas adjacentes à catedral. 

No sábado, 31, às 21h, haverá celebração da Vigília Pascal e no domingo, 1º de abril, às 10h, 17h e 19h, missas solenes de Páscoa. Na Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Olaria, no domingo, 1º de abril, às 5h tem a Procissão da Ressurreição com concentração dos fiéis na Via Expressa.

Já a Igreja Luterana celebra a Semana Santa com o Tríduo Pascal, nesta sexta-feira, às 19h30, com o Culto Tenebrae, e, no Domingo de Páscoa, café comunitário, às 9h e Culto da Ressurreição, às 10h30.

Na Igreja Comunidade Evangélica de Integração da Família (Ceifa), no bairro Braunes, no domingo, às 18h30 tem Musical de Páscoa com culto.

A Semana Santa, quando se celebra a condenação, crucificação, morte e ressurreição de Jesus Cristo, é um dos períodos litúrgicos mais importantes para os católicos e, por conta disso, várias celebrações estão programadas nas paróquias que integram a Diocese de Nova Friburgo. Nesta quinta-feira, 29, na Catedral São João Batista, às 10h, foi celebrada a Missa do Crisma. O bispo Dom Edney Gouvêa Mattoso consagrou e distribuiu os óleos que serão utilizados ao longo dos anos, nas celebrações do batismo e da crisma de jovens e adultos. Nesta celebração são renovadas as promessas sacerdotais com a participação de todos os padres das paróquias que integram a Diocese de Nova Friburgo.  

À noite, às 19h, também na Catedral, Dom Edney celebrou a missa da Santa Ceia do Senhor com o rito do lava-pés de 12 homens representando os apóstolos, lembrando o gesto de humildade de Jesus Cristo. Em seguida, os fiéis iniciaram a  adoração do Santíssimo Sacramento, numa vigília que durou  toda a madrugada, até as 15h desta Sexta-feira da Paixão.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Páscoa | Semana Santa
Publicidade