IBGE faz 1ª reunião de planejamento da contagem populacional em Friburgo

Encontro na Acianf reuniu representantes da sociedade para debater a colaboração de cada setor em todas as etapas do censo
quinta-feira, 31 de outubro de 2019
por Jornal A Voz da Serra
IBGE faz 1ª reunião de planejamento da contagem populacional em Friburgo

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) promoveu nesta quarta-feira, 30, em Nova Friburgo, a 1ª Reunião de Planejamento e Acompanhamento do Censo 2020 (Repac) no município. O encontro na Associação Comercial Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (Acianf) teve o objetivo de informar autoridades e representantes da sociedade sobre como será realizado o Censo Demográfico 2020  no município, reforçando a importância da contagem populacional para o planejamento público e privado. Na ocasião, também foram informados quais dados do censo servirão como base para o Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Segundo o IBGE, o censo demográfico constitui um retrato extenso e profundo da população brasileira e das suas características socioeconômicas. O resultado do censo servirá de base para o planejamento público e privado da próxima década, sempre aproximando-se da sociedade, dando maior nitidez às suas atividades e ampliando a possibilidade de apoio das comunidades locais aos censos e às pesquisas que o instituto realiza, no dia a dia, nos municípios.

Como será o censo

O IBGE pretende coletar dados dos moradores de 67.136 domícilios em Nova Friburgo que abrange 935.429 quilômetros quadrados e possui uma estimativa para 2020 de 192.417 habitantes. A coleta dos dados vai começar em agosto de 2020 com término em outubro do mesmo ano, podendo, no entanto, ser estendida até a primeira quinzena de dezembro. Serão dois tipos de questionários a serem aplicados, o básico, com 26 quesitos, dentre eles, características dos domicílios e dos moradores, identificação étnico-racial, educação, trabalho, rendimento e mortalidade.

Já a segundo questionário, que é a amostra, conta com 76 quesitos e será aplicado de forma sorteada pelo sistema de informática do IBGE em 10% dos domicílios. Dentre os quesitos a serem abordados na pesquisa estão todos os itens do questionário básico, além de núcleo familiar, nupcialidade, fecundidade, religião ou culto, deficiência, migração interna ou internacional, deslocamento para estudo e para trabalho.

Segundo Gabriel Barros, coordenador operacional do censo no Estado do Rio de Janeiro, o avanço da tecnologia vai facilitar o trabalho dos agentes censitários no próximo ano. “Em 2010, tínhamos mais postos de coleta porque precisávamos naquela época que o servidor se deslocasse fisicamente aos locais. Mas isso mudou. Houve uma diminuição desses postos de coleta porque hoje os agentes contam com celulares para poderem trabalhar melhor. Na minha opinião, a tecnologia é uma solução, porque possibilita a cada dia superar, inclusive, as dificuldades financeiras com desenvolvimento de sistemas e acelerando a produtividade. Se não fosse a tecnologia não seria possível a atuação do IBGE com o quantitativo de pessoal. Acredito que essa seja uma realidade de todo o serviço público", observou Gabriel.

Postos de coleta

O Posto de Coleta é um local temporário de trabalho do IBGE para apoio aos supervisores e recenseadores durante a realização do censo. O responsável pelo posto será um agente censitário municipal (ACM). Nele serão repassadas orientações técnicas para as equipes de campo, feitos os controles administrativos e realizadas as transmissões de dados da coleta. Para instalação dos postos de coleta o IBGE necessita da colaboração da prefeitura e demais instituições que possam fornecer apoio.

Processo Seletivo Simplificado

Para quem tiver interesse em alguma das vagas oferecidas em Nova Friburgo, o edital para coordenador censitário de subárea (CCS) e agente censitário operacional (ACO), que contam com três vagas, já está em andamento e o próximo edital, com a quantidade de vagas de agente censitário municipal (ACM), agente censitário supervisor (ACS), que possuem 24 vagas e recenseador (REC), com 188 vagas, tem a previsão de ser lançado em fevereiro de 2020. Os salários não foram divulgados.

Mais informações sobre o Processo Seletivo Simplificado pelo telefone 0800 2834628, pelo e-mail concursoibgepss2019@fgv.br ou pelo site fgvprojetos.fgv.br/concursos/ibgepss2019.

(Reportagem do estagiário Thiago Lima com supervisão de Henrique Amorim)

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade