Exonerada toda a diretoria do Raul Sertã

No total são afastadas 23 pessoas de cargos de confiança no hospital
quarta-feira, 03 de janeiro de 2018
por Jornal A Voz da Serra
Christiano Huguenin exibe exoneração da mulher da Secretaria de Saúde (Arquivo AVS)
Christiano Huguenin exibe exoneração da mulher da Secretaria de Saúde (Arquivo AVS)
O novo secretário municipal de Saúde, Christiano Huguenin, exonerou toda a direção do Hospital Municipal Raul Sertã na manhã desta quarta-feira, 3. No total, estão sendo afastadas 23 pessoas de cargos de confiança, nomeados pela gestão anterior na pasta.

"Não vou gerir a saúde com base na caneta"
Huguenin justificou a medida dizendo que a nova gestão precisa se cercar de profissionais de sua própria confiança, que tenham autonomia para tomar medidas duras à frente da unidade. Sua intenção, afirmou, é preencher a maior parte dessas vagas com funcionários concursados, que fizeram carreira no hospital. 

O novo secretário lembrou que ele mesmo já foi funcionário do HRS: ali ele teve o primeiro emprego de carteira assinada, em 1997, trabalhando na cozinha, com estoques, e depois na portaria, enquanto cursava faculdade na Candido Mendes. "Era só atravessar a rua", lembrou.

Ele disse que quer manter seu gabinete aberto para ouvir as queixas da população: "Não vou gerir a saúde com base na caneta", afirmou.

Huguenin disse ainda que não vai tolerar médicos que faltem a plantões sem aviso prévio, mesmo os que recebem por RPA. Segundo ele, eventuais atrasos no pagamento não justificam ausência nos plantões, e todos os casos serão denunciados ao Conselho Regional de Medicina. 

Na véspera, terça-feira, 2, o novo secretário já tinha anunciado uma nomeação técnica: a da advogada Tânia Trilha, especialista em controle e gestão de recursos e processos licitatórios, como nova subsecretária executiva de Saúde. Coordenadora do curso de Direito da Universidade Candido Mendes em Nova Friburgo, Tânia já foi secretária municipal de pastas como Fazenda, Educação, Infraestrutura e Logística, em gestões passadas.

Huguenin assumiu a Saúde logo após o Natal, no lugar de Suzane Oliveira de Menezes, afastada do cargo, juntamente com sua subsecretária-executiva Michelle Silvares Duarte de Oliveira (foto abaixo), por ordem da Justiça Federal. As duas foram acusadas pelo Ministério Público Federal de fraudar e superfaturar um contrato de serviços de esterilização para o Hospital Maternidade Dr. Mário Dutra de Castro e o Hospital Municipal Raul Sertã. O afastamento se deu durante uma operação da Polícia Federal deflagrada em 20 de dezembro. Sua primeira medida foi transferir o gabinete para dentro do Raul Sertã e melhorar os acessos ao hospital, recapeando buracos no estacionamento.

O MPF e a PF investigam fraude no contrato da prefeitura com a empresa Bioxxi Serviços de Esterilização, no valor de R$ 780 mil, para esterilização, por ciclos de vapor, de materiais médico-hospitalares para o hospital e a maternidade, pelo prazo de 180 dias, de 10 de agosto de 2017 com término em 5 de fevereiro de 2018. Alvos da operação, a secretária e a subsecretária são investigadas pelos crimes de dispensa fraudulenta de licitação, peculato e corrupção passiva.

A contratação da Bioxxi foi realizada depois que a Vigilância Sanitária Estadual interditou, em junho, a Central de Materiais e Esterilização (CME) do Hospital Raul Sertã, atendendo a uma solicitação do Ministério Público Estadual. O MP recebeu denúncia de médicos-cirurgiões que se recusaram a operar sob circunstâncias que, segundo eles, poderiam elevar a incidência de complicações operatórias infecciosas nos pacientes. Os atendimentos na unidade caíram pela metade. Após obras da prefeitura, que custaram cerca de R$ 20 mil, a CME voltou a funcionar na semana retrasada.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: saúde
Publicidade