Hospital Maternidade Dr. Mário Dutra completa 70 anos

Unidade realiza 720 atendimentos mensais, entre os quais 150 partos
quinta-feira, 19 de outubro de 2017
por Jornal A Voz da Serra
Hospital Maternidade Dr. Mário Dutra completa 70 anos

A última terça-feira, 17, foi de comemorações  para o Hospital Maternidade Dr. Mário Dutra de Castro. Isso porque, a unidade completou 70 anos de história. De acordo com a direção geral do hospital, atualmente, o local é responsável por receber ao menos 720 atendimentos por mês, entre eles 150 partos. A equipe é integrada por quatro obstetras, dois pediatras e dois anestesistas em cada plantão, além do grupo de enfermagem.

As sete décadas de trabalho e dedicação, claro, não podiam passar em branco. Durante a terça-feira, os profissionais da unidade organizaram uma festividade que contou com a participação da secretária e a subsecretária de Saúde, Suzane Menezes e Michele Silvares, e a primeira-dama, Cristina Bravo, que representou o prefeito. O corpo diretor do hospital aproveitou a oportunidade para também homenagear os profissionais mais antigos.

Para a diretora-geral da unidade, Marina Sampaio, os 70 anos da maternidade representam um momento único para todos que ali trabalham, dada a grande importância do hospital para o município - o único na Região Serrana a contar com uma maternidade exclusiva. “Isso faz uma grande diferença para as mães que podem encontrar aqui um ambiente feliz e acolhedor, o que nem sempre acontece nos hospitais gerais, que têm grande circulação de pacientes graves, o que tira um pouco da tranqüilidade das gestantes”, observou a diretora.

Administrado pela prefeitura, o Hospital Maternidade ainda possui uma unidade Intermediária de atendimento, referência no atendimento à bebês prematuros na região. E, de acordo com o município, em breve, contará ainda com uma UTI neonatal para atender os casos mais graves.

Banco de Leite

Outro destaque do Hospital Maternidade de Nova Friburgo é o Banco de Leite Humano. Criado em 2001, ele tem hoje padrão ouro da Rede Íbero Americana de Banco de Leite Humano. De acordo com a direção da unidade, somente no último mês, 36 litros de leite humano foram recebidos, tratados e doados. Além de fornecer os recipientes às mães que desejam doar leite, o órgão também realiza atendimentos de orientação à lactante.

Certidão de nascimento

Em 2016, o hospital também passou a contar com um cartório de registro civil. Com o intuito de diminuir o número de sub-registros de nascimento em Nova Friburgo  — quando o bebê não é registrado no próprio ano de nascimento ou no primeiro semestre do ano seguinte —, a iniciativa faz parte do projeto Unidades Interligadas, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) é o 51º cartório do estado do Rio a ser instalado numa unidade hospitalar.

Além da certidão de nascimento, os pais ainda podem retirar o CPF (Cadastro da Pessoa Física) do bebê, no mesmo local. O cartório funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h, no 3º andar do Hospital Maternidade Dr. Mário Dutra de Castro, na Travessa Antônio Fernandes Moreira, 12, no centro da cidade.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: saúde
Publicidade