Homem morre com febre amarela em Casimiro de Abreu

Outra vítima também foi infectada no município. Secretaria de Saúde vai antecipar vacinação em 25 cidades incluindo Friburgo
quarta-feira, 15 de março de 2017
por Jornal A Voz da Serra
Governo do Rio já solicitou três milhões de doses da vacina à Fiocruz (Foto: Gov/RJ)
Governo do Rio já solicitou três milhões de doses da vacina à Fiocruz (Foto: Gov/RJ)

A Secretaria Estadual de Saúde confirmou nesta quarta-feira, 15, que dois homens de Casimiro de Abreu, na Região dos Lagos, foram infectados com o vírus da febre amarela. Entre eles, Watila Santos, de 28 anos, morreu por causa da doença. O outro segue internado. Por isso, o governo vai antecipar a vacinação em 25 municípios, incluindo Nova Friburgo, que desde o fim de janeiro já vinha oferecendo a vacina, às quartas-feiras, no posto Sylvio Henrique Braune, no Suspiro, somente para quem ia viajar para cidades com incidência da doença.

Segundo a secretaria, os dois homens infectados com a doença são da zona rural de Casimiro e não viajaram para áreas onde há comprovação da circulação da doença, como Minas Gerais, Espírito Santo e São Paulo, por isso, o governo acredita que eles foram infectados dentro do estado do Rio de Janeiro. Esses são, portanto, os dois primeiros casos de febre amarela silvestre com transmissão no estado, desde a notificação dos primeiros casos em humanos em Minas Gerais.  

A prioridade da campanha, segundo a Secretaria Estadual de Saúde, será imunizar a população residente ou que trabalha em áreas de mata e zonas rurais. Para a primeira etapa da vacinação dos habitantes destes municípios, o Ministério da Saúde vai disponibilizar 1 milhão de doses de vacinas, que serão entregues nesta quinta-feira, 16, para Secretaria de Saúde, que fará a distribuição para os municípios.

Além de Nova Friburgo, a vacinação será antecipada também em Sumidouro, Cachoeiras de Macacu, Rio Bonito, Silva Jardim, Rio das Ostras, Cabo Frio, Macaé, Bom Jardim, Duas Barras, Cordeiro, Macuco, Trajano de Moraes, Conceição de Macabu, Tanguá, Araruama e Casimiro de Abreu, que não estavam na área de vacinação de bloqueio nas divisas com MG e ES), além de Campos dos Goytacazes, Santa Maria Madalena, São Sebastião do Alto, São Fidélis, Cardoso Moreira, Carmo, Cantagalo e Sapucaia (que já estavam entre os 30 municípios com vacinação de bloqueio).

Os demais municípios, incluindo a capital e a Região Metropolitana, integrarão as duas fases seguintes, com previsão de início até o fim do mês de março, mediante a liberação de novos lotes de doses a serem disponibilizados pelo Ministério da Saúde para o RJ. A Secretária de Saúde reforçou que todo o estado será contemplado, portanto, não há necessidade de deslocamento da população entre os municípios em busca da vacina. “Toda a população, observando as contraindicações, será imunizada, de forma gradativa, até o fim deste ano”, informa a nota.

Em nota, a Prefeitura de Nova Friburgo informou que nesta quinta-feira, 16, acontecerá uma reunião na capital, com as coordenações de Vigilância Epidemiológica e de Imunização de todos os municípios para orientação da estratégia a ser adotada na vacinação contra a febre amarela. “O município já imunizou aproximadamente 600 pessoas contra a doença. Devido à grande procura pela vacina nas últimas semanas, Nova Friburgo encontra-se sem nenhuma dose disponível, aguardando um posicionamento da Secretaria Estadual de Saúde”.

Municípios que terão vacinação antecipada

- Araruama
- Bom Jardim
- Cabo Frio
- Cachoeiras de Macacu
- Casimiro de Abreu
- Conceição de Macabu
- Cordeiro
- Duas Barras
- Macaé
- Macuco
- Nova Friburgo
- Rio Bonito
- Rio das Ostras
- Silva Jardim
- Sumidouro
- Tanguá
- Trajano de Moraes
- Campos dos Goytacazes
- Cantagalo
- Cardoso Moreira
- Carmo
- Santa Maria Madalena
- São Fidélis
- São Sebastião do Alto
- Sapucaia

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: febre amarela
Publicidade