Gratuidade nos ônibus: embarque somente pela roleta já é obrigatório

Primeiro dia da nova medida gerou dúvidas e reclamações entre os usuários do transporte público municipal
segunda-feira, 12 de dezembro de 2016
por Karine Knust
 Durante todo o dia, loja da Riocard ficou lotada de usuários em busca do cartão de gratuidade (Foto: Henrique Pinheiro)
Durante todo o dia, loja da Riocard ficou lotada de usuários em busca do cartão de gratuidade (Foto: Henrique Pinheiro)

Nesta segunda-feira, 12, quem precisou utilizar o transporte público em Nova Friburgo deve ter reparado uma movimentação diferente, pelo menos durante o embarque de passageiros. Isso porque passou a valer uma nova regra que obriga que todos os usuários dos ônibus municipais a passar pela roleta no momento do embarque — inclusive aqueles que possuem direito à gratuidade (idosos a partir de 60 anos, estudantes da rede pública, portadores de necessidades especiais e seus acompanhantes devidamente cadastrados).  

A empresa Friburgo Auto Ônibus (Faol) anunciou a mudança na última quinta-feira, 8, através de cartazes colados nos pontos de ônibus no centro da cidade, na Estação Livre (antiga rodoviária urbana, na Praça Getúlio Vargas) e nos próprios coletivos. Nesta segunda-feira, 12, os passageiros que não possuíam o cartão Riocard tiveram que apresentar ao motorista ou cobrador do coletivo documento de identidade comprovando o direito ao benefício para poder embarcar. A planilha preenchida pelos funcionários exigia a anotação de dados como nome e número do documento de identidade do passageiro.

Apesar de ter sido comunicada na última semana, a medida gerou diversas reclamações de usuários e uma enorme fila em frente à loja da Riocard, na Rua Ernesto Brasílio, ao longo de todo o dia.

“Andar de ônibus hoje foi uma confusão. Como o que uso para vir ao Centro não tem cobrador, o motorista precisou receber o dinheiro dos passageiros que entravam e ainda parar para anotar as informações dos idosos que não tinham Riocard. Saí de casa às 8h45 e só cheguei no centro da cidade pra lá das 10h”, conta a aposentada Neide Carreiro, moradora de Janela das Andorinhas. “Essa burocracia atrasa a vida de quem tem horário. O motorista tem que ficar fazendo dois serviços, coitado! Podiam, pelo menos, colocar um cobrador para ajudar”, acrescenta Maria de Lurdes Evaristo, moradora da mesma localidade.

“Fiz o cartão, mas nunca usei. Achava mais fácil entrar pela porta de trás. Agora o trouxe para tentar revalidar, estou há mais de uma hora na fila”, disse a aposentada Maria de Lourdis Nogueira enquanto aguardava na calçada sua vez para ser atendida na loja da Riocard.

De acordo com o coordenador operacional da Faol, Josimar Tardim, a medida foi tomada para dar mais segurança aos passageiros e evitar possíveis fraudes em documentos. “Os passageiros continuam tendo direito à gratuidade, quanto a isso nada mudou. A nova regra foi adotada para que, além de termos um controle mais preciso sobre o acesso de usuários ao ônibus, todos possam ter segurança e as fraudes na gratuidade sejam sanadas. O primeiro dia de mudanças costuma ser um pouco confuso para os passageiros, mas é apenas uma questão de adaptação”, afirma Josimar.

Sobre a cobrança realizada por motoristas, Josimar ainda acrescenta que “nos ônibus que possuem número de transação em espécie baixo é comum ter apenas o motorista, que, vez ou outra, recebe alguma passagem em dinheiro. Com essa mudança, todos os ônibus estão tendo que anotar os dados dos passageiros de gratuidade que não têm Riocard, mas isso é temporário, já que as anotações vão acabar assim que os usuários do transporte adquirirem seus cartões”, explica.

Com a novidade, o passageiro com direito à gratuidade não pode mais embarcar pela porta traseira dos coletivos pintados nas cores amarela, verde ou azul, onde a roleta é posicionada na frente. Já nos ônibus antigos, que ainda não foram pintados nas novas cores padrão da empresa Faol e que permanecem com as roletas junto à escada das portas traseiras, não será mais permitido o embarque de passageiros com gratuidade pela porta da frente. A medida, no entanto, não valerá para os passageiros com necessidades especiais que os impeçam de passar pela roleta.

Os passageiros com direito à gratuidade que ainda não fizeram o cartão Riocard devem providenciá-lo na sede da Riocard (Rua Ernesto Brasílio, 39), no Centro, para agilizar o embarque nos coletivos da empresa. O serviço é gratuito.

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“Andar de ônibus hoje foi uma confusão. Saí de casa às 8h45 e só cheguei no centro da cidade pra lá das 10h”, afirma a aposentada Neide Carreiro (Foto: Henrique Pinheiro)
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