Governo municipal comemora asfaltamento na estrada que liga Catarcione a Varginha

Prefeito Sérgio Xavier avaliou a finalização da obra, que contou com doação de asfalto do governo do estado, por meio do Programa Asfalto na Porta
terça-feira, 02 de outubro de 2012
por Jornal A Voz da Serra
Governo municipal comemora asfaltamento na estrada que liga Catarcione a Varginha
Governo municipal comemora asfaltamento na estrada que liga Catarcione a Varginha

 

(SECOM) Neste fim de setembro, o prefeito de Nova Friburgo, Sérgio Xavier, por meio do Gabinete Itinerante, avaliou a finalização do asfaltamento na estrada Catarcione–Varginha. A via, que tem aproximadamente 600 metros de extensão, recebeu asfaltamento proveniente do convênio firmado entre o governo municipal e o governo do estado, através do Programa Asfalto na Porta, do Programa Somando Forças.

Segundo o prefeito Serginho, essa era uma antiga reivindicação dos moradores de Catarcione e Varginha, que precisavam conviver com a via, que era de terra batida, e causava vários transtornos quando chovia, isso devido à formação de lama. “Esses dois bairros são muito importantes (Catarcione e Varginha). A via, uma vez asfaltada, pode ser muito útil aos moradores daqui, e é uma alternativa para quem vai para outros bairros e para o Centro. Agora, até mesmo as linhas de ônibus vão poder circular pela estrada”, comemorou o prefeito.

A estrada Catarcione–Varginha era de terra e passava por muitos problemas, como destacou o secretário Municipal de Obras, Clauber Domingues dos Santos. “Aqui era uma estrada de chão. Quando chovia, ninguém passava. E também era uma área de vazadouro de lixo, com restos de obras. Antes de aplicarmos o asfalto, toda a estrada teve que ser aberta, devido à grande quantidade de lixo que era jogada aqui. Agora, para ficar tudo pronto, estamos fazendo o final da pista, já em Varginha, e os acabamentos laterais da via”, destacou o secretário de Obras. 

Antes da estrada Catarcione–Varginha receber o asfaltamento, foi necessário que a Prefeitura preparasse o solo para receber a pavimentação. O subsecretário de Estradas e Rodagens da Secretaria Municipal de Obras,  Rosemar Ribeiro (o Pernambuco), e sua equipe, prepararam a base e a sub-base para o recebimento do asfalto. 

“O primeiro trabalho feito aqui foi a limpeza de toda a estrada, daí partimos para a preparação da base e da sub-base da estrada. Tivemos que colocar brita corrida, patrolamos (nivelamento do terreno) e fizemos a desobstrução de toda a rede de bueiros que estava entupida. Há muitos anos essa rua estava sem receber nenhum tipo de melhoria. Tivemos que retirar mais de 100 caminhões de entulho, isso em um mês de trabalho, com cerca de cinco caminhões, uma patrol, um rolo, uma carregadeira, uma retroescavadeira, e cerca de 15 homens, tudo isso da Secretaria municipal de Obras”, explicou Pernambuco.  

Vale lembrar que a pavimentação da via vai permitir o acesso a vários bairros da cidade, de forma rápida, e se tornará uma rota alternativa ao trânsito do centro da cidade. Por meio da via, é possível chegar em Varginha, Bela Vista, Vargem Alta, Nova Suíça, Amparo, Chácara do Paraíso, Centro, Rodoviária Sul, Ponte da Saudade, Mury e Teodoro. 

O prefeito Sérgio Xavier destacou ainda que o governo municipal estava preparando a via para fazer o asfaltamento  com recursos próprios da Prefeitura. Contudo, com a doação do asfalto do governo do estado, foi feita a opção por viabilizar o trecho com o asfalto quente do Programa Asfalto na Porta. 

Morador de Varginha há 15 anos, o porteiro Luiz Carlos Coelho Filho, fez questão de enaltecer a obra. “Está ficando muito bom, isso nunca foi feito. Esperávamos por isso há muitos anos. Quando chovia não dava para passar, tinha que dar a volta pelas Braunes ou pela Ponte da Saudade, para chegar no Centro. Agora, em cinco minutos posso estar no Centro”, comentou o morador. 

Outra via que também recebe o asfalto proveniente do convênio é a estrada Catarcione–Nova Suíça. Para a moradora Maria Áurea, que mora há 36 anos no local, a vinda do asfalto melhorou muito as condições dos moradores. “Estou adorando isso, agradecemos ao prefeito Sérgio Xavier o fim da poeira”, disse a moradora. 

 

Programa Asfalto na Porta beneficiará mais de 30 ruas em Nova Friburgo

Sobre a doação do asfalto, o prefeito destacou a boa relação com o Executivo estadual. “As parcerias são fundamentais, e sempre friso isso: os municípios não podem se isolar. A boa relação entre os gestores municipais e estaduais, como o prefeito e o governador, pode acarretar em convênios como esse. Estamos ansiosos para efetuarmos todos os asfaltamentos desses 10 quilômetros, para podermos buscar mais uma doação até o final do ano”, frisou o prefeito.  

O Projeto Asfalto na Porta, do Programa Somando Forças, do governo estadual, doou para a Prefeitura de Nova Friburgo 10,5 quilômetros de asfalto para o recapeamento de aproximadamente 30 ruas na cidade. O início dos asfaltamentos começou na véspera do feriado da Independência, nas Braunes, com a repavimentação das ruas Sara Braune, Visconde de Itaboraí e Lopes Sertã. 

Conforme explicou o secretário municipal de Obras, Clauber Domingues dos Santos, o próximo bairro a ser beneficiado será o Perissê. “Assim como está ocorrendo a pavimentação na estrada Catarcione–Varginha, também estão previstas obras, por meio do asfalto doado pelo governo do estado, na Estrada Velha do Amparo, conhecida como Estrada do Grilo, na Alameda do Canal e  nas proximidades da Ponte da Saudade. Além disso, também estão programadas pavimentações no distrito de Campo do Coelho”, destaca o secretário de Obras.  

“Com o funcionamento dos dois equipamentos para a mistura de massa asfáltica, na Usina da Chácara do Paraíso, a Prefeitura está conseguindo produzir cerca de 10 caminhões de asfalto por dia. Isso já proporcionou a realização de recapeamento de diversas ruas de Olaria, Amparo, Barroso e vários outros bairros”, explicou Clauber Domingues.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Sérgio Xavier | Asfalto na porta | Catarcione | Varginha
Publicidade