Governo municipal apresenta planos para a Saúde em 2015

UPA de Olaria deve ser transferida para o Raul Sertã; bairro receberá clínica da família
domingo, 21 de setembro de 2014
por Jornal A Voz da Serra

O prefeito Rogério Cabral e o secretário municipal de Saúde, Luis Fernando Azevedo, reuniram a imprensa na manhã de ontem, 19, para divulgar as principais mudanças pretendidas para o organograma da pasta nos próximos meses. Como pano de fundo para as medidas anunciadas está a necessidade de adequar os investimentos em Saúde a patamares próximos a 30% do Orçamento 2015 — que, em virtude do período eleitoral, acabou recebendo menos repasses do que a estimativa inicial.

"Em 2012 os gastos com Saúde representaram cerca de 30% do orçamento municipal”, lembrou o prefeito. "No ano seguinte esse patamar subiu para 36%, e a estimativa em 2014 é de que chegue a 37%. Com os aumentos previstos para 2015, especialmente ligados à necessária equiparação de salários de médicos especialistas, esses custos iriam subir para 41% do orçamento, e não podemos trabalhar com um índice tão alto. Para trazermos o percentual de volta à casa dos 30% seria necessário cortar gastos da ordem de R$ 21 milhões, e a forma que encontramos para fazer isso sem comprometer o atendimento à população foi através de uma série de mudanças estruturais”, continuou Rogério Cabral.

A fim de resolver a equação, tanto o prefeito quanto o secretário reuniram-se recentemente em Brasília com o ministro Arthur Chioro, em busca de novos recursos. O pedido, contudo, foi negado em relação ao próximo ano, novamente sob a justificativa do período eleitoral. Em seguida Rogério e Luis Fernando buscaram apoio no governo estadual e, ao receberem na semana passada a visita da subsecretária estadual de Saúde Fabiane Gil, elaboraram juntos um plano de reposição que, em teoria, tem potencial para aliviar os cofres municipais sem afetar a qualidade ou a abrangência dos serviços prestados à população.

Basicamente a nova UPA, até então prevista para Olaria, deve agora ser erguida de forma anexa ao Hospital Raul Sertã. A intenção da medida é fazer com que a nova unidade — cujos custos de manutenção serão divididos entre o governo estadual e a União — passe a funcionar como o setor de emergência do hospital. Deste modo, todos os 77 médicos atualmente contratados para o atendimento de emergência seriam contratados pela UPA, aliviando o orçamento municipal sem comprometer o atendimento. A troca, no entanto, deixaria de beneficiar diretamente população de Olaria, e para contornar esse efeito colateral o governo enviou ofício ao secretário estadual Marcos Esner Musafir, solicitando que a Clínica da Família prevista para Campo do Coelho seja, na verdade, erguida em Olaria.

Até este ponto, no entanto, a situação se repete: a medida atende ao bairro mais populoso da cidade, mas não satisfaz as demandas do 3º Distrito. Para resolver esse novo problema, a Prefeitura conseguiu o compromisso do governo estadual quanto a assumir a construção da Unidade Básica de Saúde (UBS) no bairro Terra Nova, permitindo que este recurso possa ser utilizado para construir uma nova UBS em Campo do Coelho. "Com essas mudanças nós vamos atender a todas as comunidades e alcançar uma grande economia para o município. E também estamos entrando com uma solicitação para que o Estado venha a assumir a UPA de Conselheiro Paulino, uma vez que a exemplo do Raul Sertã ela é municipal mas atende a toda a região”, argumentou Rogério Cabral.

Eleições não devem afetar planejamento, diz prefeito

Considerando que a concretização do plano anunciado depende do atendimento de ofícios e pode demorar alguns meses para se concretizar, a pergunta torna-se inevitável: até que ponto o cenário desenhado depende do resultado das eleições?

"Nós estamos conversando com todos os candidatos, explicando sempre os problemas e as necessidades do município, e temos sido muito bem recebidos. Os recursos de que precisamos para realizar o plano de remanejamento já estão disponíveis ou assegurados. Apenas as transferências das unidades ainda dependem de respostas, mas estamos confiantes de que tudo possa ser resolvido rapidamente, conforme a melhor solução que encontramos”, argumentou o prefeito.

O novo planejamento da Saúde também já está orientando a elaboração do edital do concurso público 2014, que será enviado à Câmara Municipal nos próximos dias. "Nosso objetivo com esse remanejamento é aumentar os salários do pessoal da Saúde, corrigindo as distorções e buscando a equalização”, explicou Luis Fernando Azevedo. "Quando isso for feito será instalado um painel no hospital informando sobre o plantão de cada médico. Assim a população vai ter acesso a essas informações, e as responsabilidades no caso de qualquer falha de atendimento serão do conhecimento de todos”.

Rogério aproveitou a coletiva para anunciar também a licitação de duas UTIs móveis completas e seis novas ambulâncias, que devem substituir nos próximos meses. A partir desse momento as ambulâncias antigas serão encaminhadas para a reforma, e as que ainda tiverem condições de rodar devem ser encaminhadas a distritos que apresentam esse tipo de carência.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: saúde | planejamento | Governo | prefeito | Rogerio Cabral | UPA
Publicidade