Governo do estado projeta uma série de incentivos ao turismo

Além de descontos em hotéis, proposta inclui promoções em pontos turísticos, restaurantes e bares para aquecer o setor na capital e no interior
quinta-feira, 03 de outubro de 2019
por Jornal A Voz da Serra
Governo do estado projeta uma série de incentivos ao turismo

 

Uma carta de intenções foi assinada esta semana entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Turismo, e o trade turístico fluminense para a criação de um banco de diárias para captação de eventos para o Estado do Rio, entre outras medidas. A “Carta de Copacabana” resulta em um conjunto de ações que tem como objetivo principal atrair mais turistas de lazer e negócios. Além de descontos nas diárias dos hotéis, a proposta inclui promoções em pontos turísticos, restaurantes e bares para participantes de congressos, feiras e seminários visando aquecer o turismo na capital e no interior.

“Estamos empenhados em fazer do turismo algo impressionante para o Rio e para o Brasil. O ‘stopover’ é uma modalidade importante, com a participação do trade hoteleiro, turístico. A pessoa vai vir para cá antes de ir para outro lugar. Ela permanece por três dias no Rio de Janeiro e nesse período pode aproveitar tudo aquilo que o estado oferece de bom para o turista. Estou trabalhando isso com algumas empresas de turismo. Acredito que o Rio de Janeiro consiga, até o final de 2022, dobrar o número de visitantes. Hoje recebemos 1,5 milhão de turistas estrangeiros, mas esperamos chegar a três milhões até o final de 2022”, projetou o governador Wilson Witzel. 

O que é ‘stopover’

O stopover consiste na possibilidade de, em uma mesma viagem, o turista ter dois destinos pelo preço de um, usufruindo alguns dias na cidade de conexão do seu destino final. Esse é o stopover gratuito. Mas o conceito também é utilizado para estadas superiores a 24 horas em determinadas cidades, antes do seu destino final. Com ele, o turista acaba pagando uma taxa menor ao incluir mais voos em sua rota de viagem.

“Esta carta de intenções vai trazer um impacto positivo a todo o Estado, com reflexos aqui em Nova Friburgo, cidade que conta com um setor hoteleiro diversificado e desenvolvido. Isso nos coloca em grande vantagem para possíveis captações de eventos que podem auxiliar para minimizarmos a quantidade de leitos ociosos no município, um dos maiores desafios de qualquer destino turístico atualmente. Com a ‘Carta de Copacabana’, este desafio pode ser melhor trabalhado, minimizando a sazonalidade do fluxo turístico em Nova Friburgo”, projetou Ricardo Reis, secretário municipal de Turismo.

Incentivos para o turismo

Segundo o secretário Estadual de Turismo, Otávio Leite, o Governo do Estado também está trabalhando para reduzir o preço do querosene para as empresas aéreas, além de reforçar a divulgação do estado por meio de material publicitário, cujo investimento deve chegar a R$ 20 milhões. “O Governo do Estado também está concluindo a edição de uma regra importante que vai baratear o querosene da aviação, com a redução do ICMS que incide sobre o QAV. Estas medidas conjugadas ao lado de uma campanha de promoção, entre outras ações, vão fazer com que o Rio de Janeiro receba mais turistas nacionais e estrangeiros”, explicou o secretário.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Turismo
Publicidade