Governo do estado convoca 200 papiloscopistas

Peritos reforçarão quadro técnico da Polícia Civil também no interior
terça-feira, 09 de abril de 2019
por Jornal A Voz da Serra
A cerimônia que oficializou a convocação dos novos policiais (Divulgação)
A cerimônia que oficializou a convocação dos novos policiais (Divulgação)

O governador Wilson Witzel divulgou nesta segunda-feira, 8, a convocação de 200 novos papiloscopistas para as unidades técnico-científicas da Polícia Civil em todo o estado. A convocação vai quase dobrar o quadro atual de 294 peritos papiloscópicos da Polícia Civil fluminense e deve reforçar o quadro de pessoal também no Posto Regional de Polícia Técnico Científica (PRPTC) de Nova Friburgo, que funciona junto ao Instituto Médico Legal (IML), na Avenida Presidente Costa e Silva, no bairro Vila Nova. Os novos policiais - responsáveis pela identificação humana, civil e criminal serão chamados para o início das aulas na Academia Estadual de Polícia Sylvio Terra (Acadepol). Serão 840 horas de cursos e testes, antes da nomeação.

“A convocação dos policiais papiloscopistas vai reforçar nossa atividade de investigação, especialmente em tempos de reconhecimento facial e de câmeras que vão ajudar no monitoramento. Os papiloscopistas participam desse trabalho de identificação facial. É nossa polícia indo além, ao encontro da tecnologia para que possamos dar mais segurança ao cidadão”, destacou o governador Wilson Witzel durante o anúncio oficial da convocação.

O chamamento faz parte do acordo firmado entre o governo do estado e a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), que se comprometeu a arcar com os salários de convocados das polícias Civil e Militar - 200 papiloscopistas e três mil PMs - até o fim de 2020. Os recursos são fruto de uma economia feita pelo Legislativo fluminense, na ordem de R$ 370 milhões.

“A Alerj está abrindo mão de receitas para poder pagar os salários dos papiloscopistas e nós assumiremos, após esses dois anos, esse encargo. Essa é mais uma promessa de campanha cumprida”, observou o governador.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade