Globo de Ouro desfilará com enredo “Somos madeira que nem cupim destrói”

Detentor de onze títulos, bloco celebrará 40 anos na avenida com 600 integrantes, 15 alas e quatro carros alegóricos
quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017
por Dayane Emrich
(Fotos: Henrique Pinheiro)
(Fotos: Henrique Pinheiro)

O Carnaval 2017 tem um gosto ainda mais especial para a comunidade do Globo de Ouro. O bloco, fundado em 30 de março de 1977, este ano completará 40 anos de muita alegria e história. E para celebrar a data, o enredo “Somos madeira que nem cupim destrói” fará uma analogia entre a trajetória da instituição e a árvore sagrada da vida: o baobá.

É o que conta o carnavalesco e autor do enredo Alfredo Fraga: “O Baobá é uma árvore de grande porte, forte. Na África ela é considerada santa e de grande importância para o povo. Nesse sentido, resolvemos compará-la ao Globo de Ouro, que ao longo dessas quatro décadas, vem se reinventando e superando toda as dificuldades”, disse ele.

Previsto para 1h30, o desfile do premiado bloco da Vila Amélia reserva algumas atrações como quatro imponentes carros alegóricos -- entre eles um representando um elefante, animal presente na savana africana -- e fantasias que simbolizam os povos africanos ancestrais, a terra e a força humana. “Vamos contar a história do universo, a influência do baobá para a literatura e para outras manifestações artísticas”, disse Alfredo, acrescentando que agora só faltam os últimos ajustes para cair na folia.

Segundo ele, o desfile este ano terá um custo de aproximadamente R$ 40 mil. “Parte do dinheiro é fruto dos eventos realizados ao longo do ano, das parcerias e patrocinadores. Mas, a quantia maior, no valor de R$ 28 mil,  vem da prefeitura, dinheiro que ainda não recebemos e nem temos previsão de quando receberemos”, falou ele, explicando que, apesar da subvenção atrasada, e das dificuldades para realizar o desfile, acredita no potencial do Carnaval em Nova Friburgo. “Somos uma das poucas cidades da região que terá Carnaval este ano. Por conta da crise e a falta de verba, vários municípios cancelaram a festa. Nós somos uma cidade turística, com quatro blocos e quatro escolas de tradição. Estou otimista e acredito que será uma bela festa”,  pontuou.

Para quem tem interesse em participar da folia, o Globo de Ouro ainda tem fantasias disponíveis. Para garantir uma vaga basta procurar a diretoria da agremiação, de segunda a sexta-feira, das 14h às 20h. A quadra do bloco fica situada na Rua Adelino Valente, 146, na Vila Amélia. As vestimentas são doadas a comunidade.

Ficha Técnica:

Fundação: 30.03.1977

Cores: azul, royal, amarelo e ouro

Títulos: : (11) 1991, 92, 93, 94, 96, 2004, 2005, 2007, 2010, 2014 e 2015

Enredo 2017: Somos madeira que nem cupim destrói

Presidente: Raul Alves Fraga

Carnavalesco: Alfredo Fraga

Diretor de Carnaval: Alfredo Fraga

Diretor de Harmonia: Graça dos Santos e Rui

Mestre de Bateria: Petinho

Rainha de Bateria: Pamela Jordão

Musa: Danúbia

Casal Mestre-Sala e Porta-Bandeira: Lucas e Danielem

Compositores: Niu Souza, Léo do Cavaco, Fábio Luiz, Toninho Silva

Intérprete: Edinho Melodia e Glauber

Carro de som: Edinho, Léo, João, Paulo Mello, Léo do cavaco, Toninho Silva

Classificação em 2016: 3º lugar

Ordem do desfile: 4º

Horário desfile: 01h30 – 02h30

Carros alegóricos: 4

Alas: 15

Número de integrantes: 600

Número de ritmistas: 80

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: carnaval | globo de ouro
Publicidade