Frizão ganha de virada e mantém chances na série B

Vitória por 2x1 sobre Gonçalense segura time matematicamente na briga por vaga nas semifinais. Próximo adversário é o Artsul, na quarta
sábado, 24 de junho de 2017
por Vinicius Gastin
Tricolor da Serra buscou a virada fora de casa, e se manteve vivo no primeiro turno da série B
Tricolor da Serra buscou a virada fora de casa, e se manteve vivo no primeiro turno da série B

A situação ainda é difícil, mas a esperança se mantém viva. O Friburguense foi valente e conseguiu buscar a vitória de virada sobre o Gonçalense, fora de casa, por 2x1. A partida aconteceu na tarde da última quinta-feira, 22, no estádio Alzirão. Jonnes abriu o placar para o time mandante aos dois minutos da etapa final, e o Frizão alcançou o empate pouco tempo depois, aos nove, com o gol marcado por Gleison. Em busca do resultado positivo, o Tricolor da Serra conseguiu marcar novamente aos 16 minutos com Lucas Sales.

A vitória longe de Nova Friburgo mantém o Friburguense matematicamente na briga por uma vaga nas semifinais da Taça Santos Dumont, o primeiro turno do campeonato carioca da série B. Com 11 pontos conquistados, o Frizão ocupa agora a quinta colocação da chave, a quatro do vice-líder Barra da Tijuca. Restam duas rodadas, e na próxima quarta-feira, 28, o adversário é o Artsul, às 15h, no Nivaldo Pereira. No dia 1º o duelo será contra o Serrano, no mesmo horário, no Eduardo Guinle. Duas vitórias são imprescindíveis para seguir na briga por uma vaga.

Os adversários diretos na briga pelas semifinais são o Barra da Tijuca, o São Gonçalo e o Duque de Caxias, times que estão à frente na tabela de classificação. Com um jogo a menos, o Tigres ainda pode se juntar a esse grupo. O Goytacaz, líder do grupo B com 19 pontos, não pode mais ser alcançado pelo Friburguense. O Barra, que soma 15 pontos, enfrenta Duque de Caxias (em confronto direto) e sai para pegar o São Cristóvão. Já o Duque, que tem 11 e uma partida a menos, antes do Barra, encara o Tigres neste sábado, 24. Na sequência o adversário é o Artsul. Já o São Gonçalo encerra a participação na fase de grupos do primeiro turno contra Goytacaz e Tigres.

 

O jogo

 

            Em mais um palco com gramado de nível bem ruim, algo recorrente nesta série B, fica complicado pensar em futebol bonito e bem jogado. Geralmente a vontade sobrepõe à técnica, e foi na base de disposição que Friburguense e Gonçalense buscaram ter o controle da partida. No entanto, o equilíbrio deu o tom de um duelo nivelado por baixo durante os primeiros 45 minutos. O Frizão foi a campo com novidade na escalação, o lateral Yan, resultando no deslocamento de Sergio Gomes para o meio-campo novamente. Algo que tinha acontecido na rodada passada, quando o jovem Rodrigo foi o escolhido para a direita. Lucas voltou à esquerda para que Gleison pudesse retomar a titularidade.

A melhor das poucas chances da primeira etapa, talvez, tenha acontecido aos 39 minutos, a favor do time mandante. Alan cruzou e Nigéria conseguiu uma boa finalização para a defesa de Luiz Felipe.

Para a etapa final, Merica promoveu a entrada de Lucas Sales na vaga de Yan, deslocando Sergio Gomes para a posição de origem e tornando o time um pouco mais ofensivo. Logo aos dois minutos, no entanto, o Friburguense levou um susto: após cobrança de escanteio, Jonnes apareceu para escorar e abrir o placar para o Tricolor Metropolitano. Porém, essa vantagem não durou tempo. O time de Nova Friburgo se refez rapidamente do golpe, e seis minutos depois, Gleison finalizou no canto esquerdo do goleiro Eliomar para igualar o marcador.

Os dois gols tornaram a partida mais interessante, e parecem ter inspirado as duas equipes a buscarem a vitória. A postura mais ofensiva de ambos os lados favoreceu ao Tricolor da Serra, que conseguiu buscar os espaços e encontrar o gol da virada. Aos 16 minutos, Ziquinha cruzou para Lucas Sales, que livre dentro da área, apenas escorou para anotar o 2x1 no placar. A tensão voltou a tomar conta do confronto, com direito a praticamente sete minutos de acréscimo. O Friburguense segurou as pontas, e com valentia, saiu de campo vitorioso.

Ficha Técnica:

Gonçalense 1x2 Friburguense

 

Campeonato carioca série B 2017

Taça Santos Dumont – 7ª rodada (1º turno)

Estádio Alzirão, Itaboraí-RJ

Renda: R$ 1.600,00

Público: 200 pagantes / 66 presentes

22/06/2017 – 15h

 

Árbitro: Carlos Eduardo Braga

Assistentes: Gilberto Pereira e Richardson da Silva

 

Gonçalense: Eliomar; Alex, Ronald, Elton e Alan; Maykon, Filipe Silva (Marcos) e Felipe Almeida; Nigéria (Amorim), Sorriso e Jonnes (Marcelão).

Técnico: Thiago Thomaz

 

Friburguense: Luiz Felipe; Yan (Lucas Sales), Marcelo, Roberto Junior e Lucas; Bidu, Sergio Gomes, Jefferson (Rafael) e Gleison (Everton); Ziquinha e Lohan.

Técnico: Merica

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: futebol | frizão | Série B
Publicidade