Frizão estreia na 2ª fase da série B, contra o América, neste sábado

Para continuar sonhando voltar à 1ª divisão, time terá que estar entre as duas equipes mais fortes desta temporada
sexta-feira, 13 de julho de 2018
por Vinicius Gastin
Foto de capa

Um roteiro semelhante, mas com novo final. É assim que o Friburguense espera escrever a própria história na Taça Corcovado, o segundo turno do Campeonato Carioca da Série B1. A campanha na primeira metade foi a sexta melhor no geral, a segunda mais competente do grupo B, mas teve fim nas semifinais.

Para continuar sonhando em jogar a primeira divisão na próxima temporada, o Frizão terá que ganhar o turno ou ser uma das duas melhores campanhas da competição. Apenas desta forma poderá alcançar a classificação para a semifinal geral.

O primeiro desafio é o jogo com o América neste sábado, 14, às 15h, no Estádio Giulite Coutinho. Dois times tradicionais do Rio de Janeiro, acostumados a estarem na elite do futebol carioca, e de trajetórias semelhantes na Taça Santos Dumont. Além dos três pontos no próprio grupo, o duelo é importante também para a classificação geral: o Mequinha é vice-líder, com 20 pontos, e uma vitória leva o Tricolor da Serra a 19.

A preparação

Desde a eliminação para o Americano, o Friburguense passou a intensificar os treinamentos no Eduardo Guinle. Tanto dentro de campo quanto fora dele. As recuperações de Jefinho e Jorge Luiz, desfalques nas últimas rodadas do primeiro turno, são consideradas fundamentais para a sequência da competição. No entanto, apenas Jefinho retorna contra o América, assim como Lohan, desfalque bastante sentido na semifinal da Taça Santos Dumont. Jorge Luiz ainda se recupera de uma luxação no ombro, e provavelmente só terá condições de jogo contra o Barcelona, no próximo fim de semana.

O técnico Cadão também não vai ter os dois principais pilares do sistema defensivo para esta primeira partida: os experientes Sérgio Gomes e Bidu, que formam a dupla de zaga, vão cumprir suspensão após terem sido expulsos contra o Americano. Bruno e Marcão terão a responsabilidade de substituí-los na Baixada Fluminense.

"Tenho falado com eles desde a pré-temporada. Nós temos um grupo de 30 jogadores, e quem entra tem dado conta do recado. Contra o Tigres, por exemplo, estávamos sem dois jogadores titulares no meio-campo, e ainda sem o Juninho, que vem entrando de imediato. Mas o time foi muito bem com o Sales, o Dieguinho fazendo o meio-campo. Não perdemos a qualidade", avalia o técnico Cadão.

A tendência é que Lucas Sales ocupe a vaga de Jorge Luiz. Outra opção é deslocar Dieguinho para o meio, e promover a entrada do jovem Murillo na direita. O Friburguense deve entrar em campo com Luiz Felipe, Dieguinho, Bruno, Marcão e Ricardo; Vitinho, Damião, Jefinho e Lucas Sales (Murillo); Dedé e Lohan.

O caminho tricolor

Até o final da Taça Corcovado, o Friburguense atuará cinco vezes no Eduardo Guinle, e outras cinco longe de Nova Friburgo. Em tese, o Friburguense terá uma tabela menos difícil que a da Taça Santos Dumont. Adversários como Barcelona, Santa Cruz, Angra dos Reis, Artsul e Gonçalense estão entre as oito piores campanhas.

Por outro lado, das cinco melhores campanhas, quatro são de times do grupo A: Americano, América, Barra da Tijuca e Serra Macaense. O detalhe é que duas dessas equipes subirão a serra, enquanto o Frizão visita, além do América, o Serra Macaense na penúltima rodada.

Tirando a atuação fora da curva contra o São Gonçalo, o Frizão foi melhor em campo do que praticamente todos os outros adversários – exceto contra o Bonsucesso, onde houve equilíbrio. Diante do Americano, também fez jogo parelho, mas foi menos eficiente que o adversário.

Dentro do cenário de equilíbrio, tudo pode acontecer. Inclusive a conquista do tão sonhado retorno à Série A do futebol estadual.

1ª rodada – Taça Corcovado

Serra Macaense x Audax, Antônio Medeiros

Angra dos Reis x Itaboraí, Jair Toscano

Artsul x Duque de Caxias, Nivaldo Pereira

Barcelona x São Gonçalo, Rua Bariri

América x Friburguense, Giulite Coutinho

Santa Cruz x Bonsucesso, Rua Bariri

Barra da Tijuca x Olaria, Conselheiro Galvão

Sampaio Corrêa x Serrano, Lourival Gomes

Gonçalense x Tigres do Brasil, Alzirão

Americano x Carapebus, Ângelo de Carvalho

 

- Tabela do Frizão

Taça Corcovado:

Este sábado, 14 – América x Friburguense, Giulite Coutinho

Próxima quarta-feira, 18 – Friburguense x Santa Cruz, Eduardo Guinle

Próximo dia 21 – Barcelona x Friburguense, Rua Bariri

Dia 28 – Friburguense x Barra da Tijuca, Eduardo Guinle

4 de agosto – Artsul x Friburguense, Nivaldo Pereira

11 de agosto – Friburguense x Sampaio Corrêa, Eduardo Guinle

15 de agosto – Angra dos Reis x Friburguense, Jair Toscano

18 de agosto – Friburguense x Gonçalense, Eduardo Guinle

25 de agosto – Serra Macaense x Friburguense, Moacyrzão

1º de setembro – Friburguense x Americano, Eduardo Guinle

- Classificação geral:

1º - Americano, 22 pontos

2º - América, 20 pontos

3º - Barra da Tijuca, 20 pontos

4º - Tigres do Brasil, 18 pontos

5º - Serra Macaense, 17 pontos

6º - Friburguense, 16 pontos

7º - São Gonçalo EC, 16 pontos

8º - Duque de Caxias, 15 pontos

9º - Bonsucesso, 14 pontos

10º - Sampaio Corrêa, 13 pontos

11º - Audax, 13 pontos

12º - AD Itaboraí, 12 pontos

13º - Barcelona, 9 pontos

14º - Santa Cruz, 8 pontos

15º - Olaria, 7 pontos

16º - Gonçalense, 7 pontos

17º - Angra dos Reis, 6 pontos

18º - Artsul, 5 pontos

19º - Serrano, 5 pontos

20º - Carapebus, 1 ponto

LEIA MAIS

Chances de brigar pelo acesso, que já eram remotas antes da partida, ficaram ainda menores

Jogo de volta, dia 22, definirá quem avança às quartas de final da Copa Rio

Tricolor da Serra encara o Bangu, e o primeiro jogo acontece nesta quarta no Eduardo Guinle

Publicidade
TAGS: futebol