Frio bate recorde em Nova Friburgo

terça-feira, 15 de julho de 2008
por Jornal A Voz da Serra

Apesar de estar ainda no início, o inverno de 2008 já vem sendo considerado pela população o mais rigoroso dos últimos anos em Nova Friburgo. Prova disso é que no último fim de semana as baixas temperaturas registraram um recorde histórico. Na madrugada desta segunda-feira, 14, os termômetros marcaram zero grau no Paissandu e chegaram aos três graus negativos em áreas rurais como o Cardinot, onde os campos amanheceram cobertos de geada.

O frio recorde está afetando várias lavouras da região e já vem trazendo prejuízos a muitos agricultores. No centro da cidade, apesar dos dias de sol e céu azul, as baixas temperaturas também não estão dando trégua, surpreendendo até mesmo os moradores mais antigos. “Há muitos anos não me lembro de um inverno tão rigoroso na cidade”, disse o aposentado João Roberto de Souza no início da manhã de ontem, 14, quando as temperaturas estavam em torno dos 4º na Praça Dermeval Barbosa Moreira.

Vale lembrar que o rigoroso inverno foi previsto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) em seu prognóstico divulgado no início de junho, que anunciava um declínio acentuado de temperatura associado à entrada de intensas massas de ar frio, em particular na Região Sul. Segundo os meteorologistas, a razão do frio estar surpreendendo muita gente é que nos últimos anos a temperatura registrada ao longo da estação ficou acima da média.

Além do frio, o inverno deste ano está sendo marcado por freqüentes nevoeiros. Em Nova Friburgo o fenômeno tem ocorrido principalmente na RJ-116, no trecho compreendido entre Mury e Theodoro do Oliveira. Os motoristas que trafegam pelo local vêm redobrando a atenção neste período do ano devido à neblina constante. A incidência de queimadas é outro problema freqüente no inverno, sobretudo nos meses de julho e agosto, em função da baixa umidade relativa do ar. A dispersão dos poluentes também fica mais difícil durante esta estação, por isso, há um aumento da incidência de doenças respiratórias.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Frio | inverno
Publicidade