Friburguenses com deficiência poderão ter atendimento especializado

Conselho Municipal de Saúde aprova projeto que prevê reabilitação e serviços de diagnóstico e tratamento pelo SUS
segunda-feira, 14 de janeiro de 2019
por Jornal A Voz da Serra
Friburguenses com deficiência poderão ter atendimento especializado

Há muito tempo as pessoas com deficiência pedem um atendimento personalizado, em Nova Friburgo. Esta semana o pedido foi atendido. A proposta de um convênio entre a Associação de Pais e Amigos do Excepcional de Nova Friburgo (Apae) e a Secretaria municipal de Sáude, foi aprovada pelo Conselho Municipal de Saúde e vai permitir à prefeitura um Centro Especializado em Reabilitação (CER).

O projeto passou pelo crivo do conselho na última segunda-feira, 7, e foi aprovado por 11 votos, com uma abstenção. Com esse consentimento, a Secretaria de Saúde deverá ainda submeter a proposta à Comissão Intergestores Regional Serrana (CIR) e, posteriormente, ao Ministério da Saúde. Após a conclusão deste protocolo, a regulamentação e a definição do repasse de subsídio serão formalizados junto ao ministério. A expectativa é celebrar o convênio e iniciar os atendimentos em até dois meses.

O CER é um espaço voltado para atendimento interdisciplinar de reabilitação psicomental, via SUS, e prevê serviços de diagnóstico e tratamento para crianças, adolescentes e adultos com necessidades especiais.

Em Nova Friburgo, ele funcionará no complexo da Apae, que já conta com a estrutura física e o corpo médico-técnico necessários, com enfermeiros, psiquiatra, neurologista, terapeuta, fonoaudiólogo, dentista e outros profissionais. Quando o Centro Especializado em Recuperação estiver apto para receber os pacientes, os agendamentos de triagem serão realizados pela Secretaria de Saúde, através do Sisreg.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: saúde
Publicidade