Friburguense que mora em Nova York promove masterclass de canto coral

Atividade de Bill Heigen será na Oficina Escola de Artes neste sábado
quarta-feira, 03 de julho de 2019
por Fernando Moreira (fernando@avozdaserra.com.br)
Friburguense que mora em Nova York promove masterclass de canto coral

 

Nova Friburgo recebe neste sábado, 6, o compositor, arranjador, diretor musical e cantor de coral, Bill Heigen, para a realização de um masterclass internacional de canto coral. Os interessados terão a oportunidade de aprender e trocar experiência com o músico em uma aula especial das 14h às 19h, na Oficina Escola de Artes, que funciona no prédio do antigo fórum, na Praça Getúlio Vargas. O evento é gratuito, limitado a 80 vagas e as inscrições podem ser feitas pelo email contact@billheigen.com.

Na ocasião, os participantes terão a oportunidade de aprender um pouco mais sobre noções básicas de técnica vocal para coros, masterclass com coros participantes, além de uma apresentação final com os coros participantes.

Quem é Bill Heigen

Guilherme Heigen, conhecido no meio musical como Bill Heigen, é friburguense e ora em Nova York, nos Estados Unidos, desde 2012. É ganhador de prêmios nacionais no Brasil (Vocal Brasil CCBB 2012 e Nona Mostra FIL), e nos Estados Unidos (MCE Composer Competition 2015-2016) pelas suas composições, arranjos vocais e direção coral. Bill Heigen também é mestre em composição musical pela Hunter College, de Nova York, e mestre em performance de voz pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

"Nasci e fui criado em Friburgo. Me apaixonei pelo canto coral quando ouvi o coro da Igreja Presbiteriana Central da cidade se apresentando em um dos cultos. Decidi então que queria fazer parte do coro. A partir daí, fui aprendendo mais sobre música e me apaixonando cada vez mais pelo canto coral. Em 2000, fui aprovado para o curso de licenciatura em música na UniRio e a partir dali não parei mais de estudar”, relembra o músico Bill Heigen.

A carreira

Bill Heigen vem trabalhando desde então como cantor e compositor e professor de música em escolas. Já teve suas músicas cantadas por coros do mundo inteiro e, em 2017, recebeu do governo americano o green card (documento de permissão para residir permanentemente nos Estados Unidos) como reconhecimento ao seu trabalho como músico. 

“A convite da Prefeitura de Nova Friburgo, tenho o prazer de voltar a minha terra natal e dividir um pouco do que aprendi ao longo dos anos através desse masterclass de canto coral. Estou muito feliz por ter essa oportunidade de fazer o que amo na cidade que sempre será a minha primeira casa, independente de onde eu estiver morando", disse Bill Heigen.

 

LEIA MAIS

No teatro do Country Clube tem Camerata de Violões, dirigida por Valmyr Oliveira

Giovana Aguilera, 12 anos, unplugged: jovem talentosa de Friburgo fala de seus sonhos e planos musicais, como compor

Banda surgiu em 2003, em Friburgo, influenciada por um momento forte da cena underground na cidade, na época alimentada pelos shows que eram promovidos na Rua Portugal

Publicidade
TAGS: Música