Friburguense conquista ouro na Olimpíada Internacional de Matemática

Pedro Lengruber Lack, de 15 anos, foi um dos quatro representantes brasileiros na disputa
sábado, 09 de novembro de 2019
por Fernando Moreira (fernando@avozdaserra.com.br)
Friburguense conquista ouro na Olimpíada Internacional de Matemática

Nova Friburgo sediou durante a última semana a 9ª Olimpíada de Matemática da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (OMCPLP). E o melhor: um estudante friburguense conquistou a medalha de ouro na competição, que envolveu a participação de jovens estudantes de até 18 anos, selecionados para representarem, junto a seus professores, os oito países de expressão portuguesa: Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.

Pedro Lengruber Lack, 15 anos (foto), foi um dos quatro representantes brasileiros na disputa e contribuiu para o bom resultado da equipe nacional. O aluno do Educandário Miosótis fez 39 pontos e ficou com a medalha de ouro. Dos outros três representantes do Brasil, Rodrigo Porto (do Rio de Janeiro) também foi medalha de ouro, com 37 pontos, enquanto Caio Hermano de Oliveira e Davi Gabriel Bandeira (ambos de Fortaleza-CE) conquistaram a medalha de prata, com 34 e 31 pontos, respectivamente.

A 9ª edição da OMCPLP aconteceria em Moçambique, na África, no entanto, devido ao evento climático que atingiu o país recentemente, o evento acabou sendo transferido para o Brasil, justamente em Nova Friburgo. No ano passado a OMCPLP foi realizada em Portugal. Devido à mudança de sede, o evento só pôde ser realizado em Nova Friburgo graças ao Sanatório Naval de Nova Friburgo, que hospedou o grupo de alunos e professores na Casa do Velho Marinheiro.

O Brasil na OMCPLP

Participante de todas as edições da Olimpíada de Matemática da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, o Brasil já havia sediado a competição em duas oportunidades: Salvador-BA (2012) e Fortaleza-CE (2016), conquistando, desde então, um total de 36 medalhas, sendo 15 de ouro, 20 de prata e uma de bronze.

Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 74 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra