Friburguense apresenta mais quatro jogadores para a Série B Estadual

Time entra na semana final de preparação para a segundona: longa caminhada para tentar voltar à elite
terça-feira, 09 de maio de 2017
por Vinicius Gastin
Atacante Lucas Sales, Zagueiro Marcelo Costa, Lateral Yan e o volante Vinicius Matheus: novos reforços do Frizão para a disputa da Série B Estadual
Atacante Lucas Sales, Zagueiro Marcelo Costa, Lateral Yan e o volante Vinicius Matheus: novos reforços do Frizão para a disputa da Série B Estadual

Dentro das possibilidades financeiras, o Friburguense buscou quatro novas peças no mercado para reforçar o elenco, que tentará levar a equipe de volta à primeira divisão estadual. Com orçamento bastante reduzido na comparação com o ano passado, quando ainda estava na elite, o Tricolor da Serra aproveitou as boas relações com as diretorias de Resende e Nova Iguaçu e conseguiu ampliar as opções para o técnico Merica em quatro posições. Todos eles já trabalham com o restante do grupo, e participaram do amistoso contra o Sampaio Corrêa, no último fim de semana, e ficam à disposição para a estreia contra o Goytacaz, no próximo sábado, 13. O local vai ser confirmado, uma vez que o estádio do rival, mandante da partida, ainda não foi liberado.

O primeiro a ser apresentado foi o zagueiro Marcelo Costa, ex-Resende, de 28 anos. O jogador também possui no currículo passagens pelo Sampaio Corrêa, Queimados e América, sempre por empréstimo, e chega para disputar posição com Bruno e Roberto Júnior. O volante Bidu também atua como zagueiro quando necessário. “Estou feliz e motivado para ajudar o Friburguense a subir para a primeira divisão”, comentou Marcelo.

Os outros três reforços foram emprestados pelo Nova Iguaçu. São eles o lateral direito Yan, o volante Vinícius Matheus e o atacante Lucas Sales, trio do Nova Iguaçu. Dentre esses jogadores, destaque para Vinícius Matheus. O jogador de 22 anos foi titular na Série A e fez boas partidas pela equipe da Baixada Fluminense. Na equipe que vem treinando, Bidu e Lucas Toledo são os titulares, mas com a lesão de Roberto Júnior, o lateral Sérgio Gomes foi deslocado para a contenção e Bidu recuado para a zaga.

Teoricamente, Vinícius briga por posição com Lucas e Everton para ocupar a vaga de Vitinho (que se transferiu para o Resende e acabou emprestado ao Bangu para a Série D). Outra opção para o setor é o jovem Rafael, da base tricolor, que atua mais como primeiro volante. “Meu objetivo é ajudar o Friburguense. O clube precisa estar no lugar dele, que é a primeira divisão, lugar de onde não deveria ter saído”, destaca Rafael.

Também para o setor defensivo chega Yan, de 22 anos, que fez oito partidas este ano pelo time laranja. Sérgio Gomes é o titular da posição, e o jovem Rodrigo Salgado a outra opção do elenco. O garoto da base, inclusive, vem treinando entre os titulares desde a lesão de Roberto Júnior e o deslocamento de Sérgio. “O Friburguense é o meu primeiro clube depois do Nova Iguaçu. Estou muito motivado por isso, e vamos trabalhar para levar o clube de volta à primeira divisão”, avisa Yan.

Por fim, Lucas Sales, de 23 anos, chega para reforçar o ataque tricolor. O atleta esteve no banco em duas oportunidades no Carioca da série A, mas não chegou a entrar em campo. Jarles e Lohan largaram na frente na disputa pelas duas vagas no ataque, enquanto Ziquinha, Ricardo e o jovem Matheus aparecem como as outras opções para o técnico Merica. “O objetivo é recolocar o Friburguense na primeira divisão. Não tem como ser diferente”, define Lucas.

Antes dos quatro jogadores, o Tricolor da Serra já havia anunciado o lateral-esquerdo Gabriel Machado e o meia Everton. O zagueiro Roberto Júnior e o atacante Ricardo foram contratados ainda no começo do ano, e só não atuaram na Copa do Brasil porque estavam lesionados à época. O goleiro Luiz Felipe e o atacante Lohan retornam de empréstimo, após passagem pelo Alvinegro do Sul Fluminense.

Vitória em Saquarema

No teste final para o Campeonato Carioca da Série B, o Friburguense voltou de Saquarema com um bom resultado. Com gols de Lohan e Rafael, o time comandado por Merica bateu o Sampaio Corrêa (um dos adversários da equipe no Estadual) por 2 a 1. Os reforços viajaram com o grupo e participaram com os demais companheiros. As ausências foram Roberto Júnior e Gabriel Machado, que ainda se recuperam de lesão.

A preparação do Friburguense prossegue durante a semana em Nova Friburgo. O primeiro jogo da equipe em casa, no estádio Eduardo Guinle, acontece no feriado municipal do aniversário de Friburgo na próxima terça-feira, 16, às 15h, contra o Tigres do Brasil.

Dúvidas para a 1ª rodada

Com os quatro novos reforços disponíveis, o Friburguense está na última semana de preparação para a estreia na série B Estadual. A longa caminhada de retorno à elite do futebol carioca terá início no próximo sábado, 13, e já para este primeiro desafio, o técnico Merica deverá ter alguns desfalques. Além do zagueiro Cadão, que deve retornar apenas no segundo turno, o zagueiro Roberto Júnior dificilmente estará disponível para o duelo. Lesionado, treina com restrições e também não deve jogar contra o Tigres em Nova Friburgo.

Antes lesionado, Gabriel está em trabalho de transição, evolui e tem chances de aparecer na estreia. Caso não esteja disponível, Lucas Toledo volta à posição original e Bidu pode ser recuado para a defesa, com Sérgio Gomes assumindo a condição de primeiro volante. No entanto, com as chegadas de Marcelo Costa e Vinícius Matheus, Merica passa a ter opções da própria posição. O zagueiro, inclusive, participou bem do jogo-treino com o Sampaio Corrêa.

Portanto, fica a dúvida quanto ao aproveitamento dos reforços neste primeiro momento, uma vez que todos vinham treinando em seus clubes e estão fisicamente bem. Dentre mistérios e dúvidas, o Friburguense pode ser escalado com Luiz Felipe (Afonso), Rodrigo, Bidu, Marcelo Costa (Bruno) e Gabriel (Lucas Toledo); Sérgio Gomes, Rafael (Vinícius Matheus ou Marcelo Costa), Jefferson (Jefinho) e Gleison; Jarles e Lohan.

 

Foto da galeria
No último sábado, 6, os times juvenil e infantil do Friburguense entraram em campo para mais uma rodada do Estadual. O adversário foi o Sampaio Corrêa, que levou a melhor no estádio Eduardo Guinle. No sub-17, vitória por 2 a 0, e no sub-15, por 3 a 2. No entanto, chamou a atenção a presença e a atuação do lateral-direito Igor, do time infantil do Tricolor da Serra. Filho de Sérgio Gomes, um dos ídolos da torcida friburguense, o jovem atleta teve ótima participação, com uma assistência e um belo gol em chute de fora da área. Os jeitos de correr e bater na bola são idênticos ao do pai, o maior camisa 2 da história do clube
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Friburguense
Publicidade