Friburguense apresenta mais quatro jogadores para a Série B Estadual

Time entra na semana final de preparação para a segundona: longa caminhada para tentar voltar à elite
terça-feira, 09 de maio de 2017
por Vinicius Gastin
Foto de capa
Atacante Lucas Sales, Zagueiro Marcelo Costa, Lateral Yan e o volante Vinicius Matheus: novos reforços do Frizão para a disputa da Série B Estadual

Dentro das possibilidades financeiras, o Friburguense buscou quatro novas peças no mercado para reforçar o elenco, que tentará levar a equipe de volta à primeira divisão estadual. Com orçamento bastante reduzido na comparação com o ano passado, quando ainda estava na elite, o Tricolor da Serra aproveitou as boas relações com as diretorias de Resende e Nova Iguaçu e conseguiu ampliar as opções para o técnico Merica em quatro posições. Todos eles já trabalham com o restante do grupo, e participaram do amistoso contra o Sampaio Corrêa, no último fim de semana, e ficam à disposição para a estreia contra o Goytacaz, no próximo sábado, 13. O local vai ser confirmado, uma vez que o estádio do rival, mandante da partida, ainda não foi liberado.

O primeiro a ser apresentado foi o zagueiro Marcelo Costa, ex-Resende, de 28 anos. O jogador também possui no currículo passagens pelo Sampaio Corrêa, Queimados e América, sempre por empréstimo, e chega para disputar posição com Bruno e Roberto Júnior. O volante Bidu também atua como zagueiro quando necessário. “Estou feliz e motivado para ajudar o Friburguense a subir para a primeira divisão”, comentou Marcelo.

Os outros três reforços foram emprestados pelo Nova Iguaçu. São eles o lateral direito Yan, o volante Vinícius Matheus e o atacante Lucas Sales, trio do Nova Iguaçu. Dentre esses jogadores, destaque para Vinícius Matheus. O jogador de 22 anos foi titular na Série A e fez boas partidas pela equipe da Baixada Fluminense. Na equipe que vem treinando, Bidu e Lucas Toledo são os titulares, mas com a lesão de Roberto Júnior, o lateral Sérgio Gomes foi deslocado para a contenção e Bidu recuado para a zaga.

Teoricamente, Vinícius briga por posição com Lucas e Everton para ocupar a vaga de Vitinho (que se transferiu para o Resende e acabou emprestado ao Bangu para a Série D). Outra opção para o setor é o jovem Rafael, da base tricolor, que atua mais como primeiro volante. “Meu objetivo é ajudar o Friburguense. O clube precisa estar no lugar dele, que é a primeira divisão, lugar de onde não deveria ter saído”, destaca Rafael.

Também para o setor defensivo chega Yan, de 22 anos, que fez oito partidas este ano pelo time laranja. Sérgio Gomes é o titular da posição, e o jovem Rodrigo Salgado a outra opção do elenco. O garoto da base, inclusive, vem treinando entre os titulares desde a lesão de Roberto Júnior e o deslocamento de Sérgio. “O Friburguense é o meu primeiro clube depois do Nova Iguaçu. Estou muito motivado por isso, e vamos trabalhar para levar o clube de volta à primeira divisão”, avisa Yan.

Por fim, Lucas Sales, de 23 anos, chega para reforçar o ataque tricolor. O atleta esteve no banco em duas oportunidades no Carioca da série A, mas não chegou a entrar em campo. Jarles e Lohan largaram na frente na disputa pelas duas vagas no ataque, enquanto Ziquinha, Ricardo e o jovem Matheus aparecem como as outras opções para o técnico Merica. “O objetivo é recolocar o Friburguense na primeira divisão. Não tem como ser diferente”, define Lucas.

Antes dos quatro jogadores, o Tricolor da Serra já havia anunciado o lateral-esquerdo Gabriel Machado e o meia Everton. O zagueiro Roberto Júnior e o atacante Ricardo foram contratados ainda no começo do ano, e só não atuaram na Copa do Brasil porque estavam lesionados à época. O goleiro Luiz Felipe e o atacante Lohan retornam de empréstimo, após passagem pelo Alvinegro do Sul Fluminense.

Vitória em Saquarema

No teste final para o Campeonato Carioca da Série B, o Friburguense voltou de Saquarema com um bom resultado. Com gols de Lohan e Rafael, o time comandado por Merica bateu o Sampaio Corrêa (um dos adversários da equipe no Estadual) por 2 a 1. Os reforços viajaram com o grupo e participaram com os demais companheiros. As ausências foram Roberto Júnior e Gabriel Machado, que ainda se recuperam de lesão.

A preparação do Friburguense prossegue durante a semana em Nova Friburgo. O primeiro jogo da equipe em casa, no estádio Eduardo Guinle, acontece no feriado municipal do aniversário de Friburgo na próxima terça-feira, 16, às 15h, contra o Tigres do Brasil.

Dúvidas para a 1ª rodada

Com os quatro novos reforços disponíveis, o Friburguense está na última semana de preparação para a estreia na série B Estadual. A longa caminhada de retorno à elite do futebol carioca terá início no próximo sábado, 13, e já para este primeiro desafio, o técnico Merica deverá ter alguns desfalques. Além do zagueiro Cadão, que deve retornar apenas no segundo turno, o zagueiro Roberto Júnior dificilmente estará disponível para o duelo. Lesionado, treina com restrições e também não deve jogar contra o Tigres em Nova Friburgo.

Antes lesionado, Gabriel está em trabalho de transição, evolui e tem chances de aparecer na estreia. Caso não esteja disponível, Lucas Toledo volta à posição original e Bidu pode ser recuado para a defesa, com Sérgio Gomes assumindo a condição de primeiro volante. No entanto, com as chegadas de Marcelo Costa e Vinícius Matheus, Merica passa a ter opções da própria posição. O zagueiro, inclusive, participou bem do jogo-treino com o Sampaio Corrêa.

Portanto, fica a dúvida quanto ao aproveitamento dos reforços neste primeiro momento, uma vez que todos vinham treinando em seus clubes e estão fisicamente bem. Dentre mistérios e dúvidas, o Friburguense pode ser escalado com Luiz Felipe (Afonso), Rodrigo, Bidu, Marcelo Costa (Bruno) e Gabriel (Lucas Toledo); Sérgio Gomes, Rafael (Vinícius Matheus ou Marcelo Costa), Jefferson (Jefinho) e Gleison; Jarles e Lohan.

 

LEIA MAIS

Dono de quatro títulos no torneio nacional, Jorge Coutinho participou pela sétima vez do evento, em São Paulo, na categoria até 63,5kg faixa preta

Com 2ª vitória seguida, agora sobre São Cristóvão, time segue na briga por uma vaga nas semifinais da Série B

No futebol moderno, o jogador que sabe atuar em mais de uma função está um passo à frente dos demais

Foto da galeria
No último sábado, 6, os times juvenil e infantil do Friburguense entraram em campo para mais uma rodada do Estadual. O adversário foi o Sampaio Corrêa, que levou a melhor no estádio Eduardo Guinle. No sub-17, vitória por 2 a 0, e no sub-15, por 3 a 2. No entanto, chamou a atenção a presença e a atuação do lateral-direito Igor, do time infantil do Tricolor da Serra. Filho de Sérgio Gomes, um dos ídolos da torcida friburguense, o jovem atleta teve ótima participação, com uma assistência e um belo gol em chute de fora da área. Os jeitos de correr e bater na bola são idênticos ao do pai, o maior camisa 2 da história do clube
Publicidade
Agora Faz
TAGS: Friburguense