Friburgo vai ganhar sinais de trânsito com luz de led

Parceria público-privada financiará instalação de equipamentos mais modernos
sexta-feira, 27 de outubro de 2017
por Alerrandre Barros
Na apresentação da empresa, como ficará os sinais (Divulgação: Acesstran)
Na apresentação da empresa, como ficará os sinais (Divulgação: Acesstran)

Os semáforos instalados nas principais vias do Centro de Nova Friburgo começarão a ser substituídos por equipamentos mais modernos no próximo mês, revelou nesta quinta-feira, 26, a Secretaria Municipal de Ordem e Mobilidade Urbana (Smomu). Sem custo para a prefeitura, a nova sinalização foi financiada por empresários da cidade, através de uma parceria público-privada (PPP).

“Com o custo zero para o município, vamos poder investir recursos em assuntos mais urgentes, como a saúde”, disse o vice-prefeito Marcelo Braune, ao lado do prefeito Renato Bravo e do novo secretário da Smomu, Marques Henrique de Jesus, durante a apresentação do projeto. “Quem ganha com essa parceria é a população”, acrescentou sem esclarecer se as empresas receberão alguma contrapartida.

A nova sinalização vertical (semáforos e placas) e horizontal (pinturas nas vias) será trocada inicialmente em 12 áreas da cidade, nos cruzamento da Avenida José Ruiz Boleia com a ponte da Rua Sete de Setembro, próximo ao supermercado Cavalo Preto. Também será feita a substituição dos sinais próximo à Estação Livre (antiga rodoviária urbana), em frente ao Friburgo Shopping e na esquina da Rua Farinha Filho com Praça Getúlio Vargas, no cruzamento da Praça Dermeval Barbosa Moreira com a Rua Monte Líbano, na Avenida Alberto Braune em frente ao supermercado Extra,  em frente à sede da prefeitura e ao  Cadima Shopping, na esquina da Rua Leuenroth com a Alberto Braune, na Rua Comandante Ribeiro de Barros, na altura da Wermar, e também nos demais pontos ao redor da rotatória da Praça Marcílio Dias, no Paissandu, em frente à padaria Superpão, e na descida do viaduto Geremias de Mattos Fontes. Por fim, o semáforo em frente ao Mercado das Flores, próximo à quadra da escola de samba Unidos da Saudade, pouco antes do viaduto, no Bairro Ypu, também será substituído.

Todos os equipamentos serão trocados e as faixas de pedestres serão retocadas com tinta. 

O projeto de substituição será executado pela empresa Acesstran, de Bom Jardim, que já prestou serviços para municípios da região, inclusive para o Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), no Rio, e a Odebrecht. Contratada por empresários friburguenses da construção civil e varejo, o serviço vai sair por quase R$ 500 mil, disse Marcelo Braune.

Durante a apresentação para a imprensa, o diretor administrativo da empresa, Augusto Pereira, e o diretor operacional, Paulo Neves, explicaram que os sinais para motoristas e pedestres terão lâmpadas de led, mais luminosas e econômicas. Os semáforos terão ainda uma placa circular, de 60 centímetros e que reflete a luz dos faróis, com a logomarca dos 200 anos de Nova Friburgo, nas cores azul e branca.

“Além de mais bonitos, os semáforos de led vão melhorar a segurança no trânsito ao dar mais visibilidade aos motoristas e pedestres durante o dia”, disse Pereira, que estima uma economia de 90% no consumo de energia elétrica. O led tem durabilidade de cem mil horas.

De acordo com a Smomu, cerca de 30 a 40 lâmpadas são trocadas, todos os dias, nos atuais sinais da cidade. Ultrapassados, os equipamentos apresentam problemas regularmente, como no início desta semana, quando vários aparelhos ficaram desregulados ou pararam de funcionar após uma chuva.

“Essa é a primeira etapa do projeto. Iniciamos no Centro por conta do número de veículos, mas queremos trocar também os semáforos de outros bairros e distritos. Os equipamentos substituídos serão reaproveitados em outros locais, enquanto não pudermos trocá-los por novos”, disse Renato Bravo.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: obra
Publicidade