Friburgo terá semana de luta contra hepatites virais

Promovido pelo Ministério da Saúde, testes e vacinação serão aplicados de segunda a sexta, no posto do Suspiro
segunda-feira, 24 de julho de 2017
por Dayane Emrich
Friburgo terá semana de luta contra hepatites virais

Em razão do Dia Mundial de Luta contra Hepatites Virais, celebrado na próxima sexta-feira, 28, o Ministério da Saúde, através do seu Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais, realizará ações de conscientização e cuidado frente às hepatites virais. Promovido em parceria com estados e municípios, a iniciativa oferecerá testes de triagem e vacinação contra a hepatite B em diversas cidades. Em Nova Friburgo, os serviços serão oferecidos de segunda a sexta-feira, na Policlínica Dr. Sylvio Henrique Braune, no Suspiro.

De acordo com a Prefeitura de Nova Friburgo, na maior parte dos casos, as hepatites virais são doenças silenciosas, e quando os sintomas aparecem a doença já está em estágio avançado. Entre os sintomas comuns estão: fraqueza; mal-estar; dor abdominal; enjoo/náuseas; vômitos; perda de apetite; urina escura; icterícia (olhos e pele amarelados) e fezes esbranquiçadas.

Fazem parte do grupo de pessoas que devem fazer exames que detectem as hepatites aquelas que foram expostas a situações como contágio fecal-oral, isto é, condições precárias de saneamento básico e água, de higiene pessoal e dos alimentos (vírus A e E); transmissão sanguínea: teve relação sexual sem proteção, compartilhou seringas, agulhas, lâminas de barbear, alicates de unha e outros objetos que furam ou cortam (vírus B, C e D); transmissão sanguínea: da mãe para o filho durante a gravidez, o parto e a amamentação (vírus B, C e D).

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), menos de 5% dos portadores tem conhecimento da sua infecção, o que motiva o incentivo ao diagnóstico precoce e o tratamento eficaz. No Brasil, as hepatites virais mais comuns são as causadas pelos vírus A, B e C. Milhões de pessoas no país são portadoras dos vírus B ou C e não sabem. Elas correm o risco de as doenças tornarem-se crônicas e causarem danos mais graves ao fígado, como cirrose e câncer.

Cronograma de vacinação e testes de hepatite:

Segunda, 24: das 13h às 16h30

Terça, 25: das 8h às 12h e das 13h às 16h30. Neste dia, das 9h às 15h, os testes também estarão disponíveis no posto de saúde de Campo do Coelho.

Quarta, 26: das 8h às 12h e das 13h às 16h30

Quinta, 27: das 13h às 16h30

Sexta, 28: das 8h às 12h e das 13h às 16h30

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: saúde | hospital
Publicidade