Friburgo sedia o 9º Encontro do Patrimônio Fluminense

Evento debate questões relacionadas ao patrimônio cultural da região
sexta-feira, 08 de novembro de 2019
por Jornal A Voz da Serra
A Fundação D. João VI (Arquivo AVS)
A Fundação D. João VI (Arquivo AVS)

Destinado a ampliar a troca de ideias e experiências com a população, o 9º Encontro do Patrimônio Fluminense está sendo realizado na Fundação D. João VI (Praça Getúlio Vargas, 71) desde a última quarta-feira, 6, reunindo acadêmicos, gestores dos organismos de proteção e preservação do patrimônio. A finalidade do encontro é debater e propor ações, medidas e manifestações sobre questões relativas à valorização e preservação do patrimônio cultural. O evento é ainda o principal fórum de reflexão e discussão pública da Semana Fluminense do Patrimônio e acontece de maneira itinerante no Estado do Rio. Desta vez, Nova Friburgo foi o município escolhido.   

Esta edição do evento é realizada em conjunto com o 3º Seminário da Fundação D. João VI, que sempre acontece em novembro em Nova Friburgo. Além de abordar o tema eleito para a 9ª Semana Fluminense do Patrimônio 2019 – “Patrimônio e sociedade: do local ao mundial”, o evento busca estabelecer um amplo debate sobre questões relacionadas ao patrimônio cultural da região e seus temas de interesse.

A programação conta com mesas redondas, exposições, mostra de artesanato, apresentações musicais e a participação de diversos representantes de importantes instituições ligadas ao tema. As inscrições que devem ser realizadas para cada mesa do evento são gratuitas e podem ser realizadas online, por meio de formulários disponibilizados no site, onde também consta a programação completa.

Programação desta sexta:

  • 9h às 11h – Mesa redonda Educação Patrimonial – práticas e reflexões (Local: Fundação D. João VI)
  • Visita à exposição dos trabalhos dos alunos das escolas e dos idosos envolvidos no projeto “Patrimônio e Investigação: uma viagem pela História de Nova Friburgo” – Sala anexa à Fundação e visita à mostra de artesanato.
  • 11h30 às 13h - Oficina Educação para o Patrimônio, com Leonardo Alves (historiador e diretor do Departamento de Pesquisa e Documentação do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac).
  • 14h às 17h – Mesa redondaA reinvenção do Patrimônio: ações e perspectivas no atual cenário brasileiro”, com Marcio Ferreira Rangel, museólogo, mestre em Memória Social e doutor em História das Ciências pela Fundação Oswaldo Cruz; Claudio Prado de Mello, arqueólogo e historiador, diretor do Inepac; Jorge Ayer, instrumentista e presidente do Conselho de Cultura de Nova Friburgo; Joilson Wermelinger, representante da Sociedade de Amigos da Fundação D. João VI; Carlos Augusto Bueno Gonçalves, empresário e membro da Sociedade de Amigos da Fundação D. João VI e Mário José Bastos Jorge músico e secretário de Cultura de Nova Friburgo. A mediação será de Fernando Dutra Folly, arquiteto e urbanista, presidente da Fundação D. João VI.
  • 17h Apresentação dos vencedores da mostra Olhares sobre o Patrimônio Fluminense 2019.
  • 18h – Apresentação da banda sinfônica Euterpe Friburguense, nas escadarias do antigo fórum na Praça Getúlio Vargas.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Patrimonio
Publicidade