Friburgo sedia o 9º Encontro do Patrimônio Fluminense

Evento debate questões relacionadas ao patrimônio cultural da região
sexta-feira, 08 de novembro de 2019
por Jornal A Voz da Serra
A Fundação D. João VI (Arquivo AVS)
A Fundação D. João VI (Arquivo AVS)

Destinado a ampliar a troca de ideias e experiências com a população, o 9º Encontro do Patrimônio Fluminense está sendo realizado na Fundação D. João VI (Praça Getúlio Vargas, 71) desde a última quarta-feira, 6, reunindo acadêmicos, gestores dos organismos de proteção e preservação do patrimônio. A finalidade do encontro é debater e propor ações, medidas e manifestações sobre questões relativas à valorização e preservação do patrimônio cultural. O evento é ainda o principal fórum de reflexão e discussão pública da Semana Fluminense do Patrimônio e acontece de maneira itinerante no Estado do Rio. Desta vez, Nova Friburgo foi o município escolhido.   

Esta edição do evento é realizada em conjunto com o 3º Seminário da Fundação D. João VI, que sempre acontece em novembro em Nova Friburgo. Além de abordar o tema eleito para a 9ª Semana Fluminense do Patrimônio 2019 – “Patrimônio e sociedade: do local ao mundial”, o evento busca estabelecer um amplo debate sobre questões relacionadas ao patrimônio cultural da região e seus temas de interesse.

A programação conta com mesas redondas, exposições, mostra de artesanato, apresentações musicais e a participação de diversos representantes de importantes instituições ligadas ao tema. As inscrições que devem ser realizadas para cada mesa do evento são gratuitas e podem ser realizadas online, por meio de formulários disponibilizados no site, onde também consta a programação completa.

Programação desta sexta:

  • 9h às 11h – Mesa redonda Educação Patrimonial – práticas e reflexões (Local: Fundação D. João VI)
  • Visita à exposição dos trabalhos dos alunos das escolas e dos idosos envolvidos no projeto “Patrimônio e Investigação: uma viagem pela História de Nova Friburgo” – Sala anexa à Fundação e visita à mostra de artesanato.
  • 11h30 às 13h - Oficina Educação para o Patrimônio, com Leonardo Alves (historiador e diretor do Departamento de Pesquisa e Documentação do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac).
  • 14h às 17h – Mesa redondaA reinvenção do Patrimônio: ações e perspectivas no atual cenário brasileiro”, com Marcio Ferreira Rangel, museólogo, mestre em Memória Social e doutor em História das Ciências pela Fundação Oswaldo Cruz; Claudio Prado de Mello, arqueólogo e historiador, diretor do Inepac; Jorge Ayer, instrumentista e presidente do Conselho de Cultura de Nova Friburgo; Joilson Wermelinger, representante da Sociedade de Amigos da Fundação D. João VI; Carlos Augusto Bueno Gonçalves, empresário e membro da Sociedade de Amigos da Fundação D. João VI e Mário José Bastos Jorge músico e secretário de Cultura de Nova Friburgo. A mediação será de Fernando Dutra Folly, arquiteto e urbanista, presidente da Fundação D. João VI.
  • 17h Apresentação dos vencedores da mostra Olhares sobre o Patrimônio Fluminense 2019.
  • 18h – Apresentação da banda sinfônica Euterpe Friburguense, nas escadarias do antigo fórum na Praça Getúlio Vargas.

 

LEIA MAIS

Prefeitura diz que aguarda tempo melhorar para fazer reparos no telhado e, em seguida, recuperar a parte interna

Remodelação foi continuada nesta segunda, com mobilização de funcionários e equipamentos

Órgão de preservação do patrimônio solicitou alguns dias para emissão e formalização de um parecer

Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 75 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Patrimonio