Friburgo receberá peças de acervo histórico em comemoração aos 200 anos

Objetos ficarão na cidade por 40 anos e serão expostos no Solar do Barão, afirma governo municipal
segunda-feira, 25 de setembro de 2017
por Jornal A Voz da Serra
A baronesa e o barão de Nova Friburgo
A baronesa e o barão de Nova Friburgo

O mês de maio de 2018 promete ser, realmente, bastante festivo em Nova Friburgo. Além das comemorações pelo bicentenário e as diversas ações que já estão sendo desenvolvidas para a ocasião especial, o município vai receber mais um presente. Pelo menos é o que garante a prefeitura, que anunciou o recebimento de peças do acervo histórico de Nova Friburgo. A novidade foi divulgada no último fim de semana, após uma reunião com representantes do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), do Museu da República e do Museu Imperial de Petrópolis, com o  prefeito Renato Bravo.  

No encontro, foi acordado o comodato do valioso acervo. A reunião foi viabilizada pela Fundação Dom João VI e a previsão é que as peças cheguem a Nova Friburgo em maio de 2018, mês da comemoração dos 200 anos do município, e permaneçam aqui pelas próximas quatro décadas.

“Este será um grande presente que a população receberá. Mas não vamos parar por aí. Este encontro foi o trampolim para que novas parcerias sejam firmadas e consigamos trazer outros acervos para cá. Nosso objetivo é resgatar a memória da cidade”, enfatizou o prefeito Renato Bravo.

Ainda segundo o governo municipal, o material ficará em exposição no Solar do Barão, na Praça Getúlio Vargas. Dentre os objetos que serão trazidos para Nova Friburgo estão pertences da família do Barão de Nova Friburgo, como peças de roupas, sinetes, mobiliários e telas de pintura. Algumas dessas telas, inclusive, são de autoria de Emil Bauch, famoso retratista da sociedade brasileira no século 19, e de grande representatividade histórica para o município.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: 200 anos
Publicidade