Friburgo pode ter vagas cativas para ônibus turísticos

Audiência pública sobre o tema foi realizada pelo Legislativo e contou com participação da Smomu
sábado, 23 de março de 2019
por Paula Valviesse (paula@avozdaserra.com.br)
A audiência pública que debateu o incentivo para atrair mais turistas a Friburgo ocorreu na Câmara Municipal
A audiência pública que debateu o incentivo para atrair mais turistas a Friburgo ocorreu na Câmara Municipal

A Câmara Municipal de Nova Friburgo, por meio do vereador Luiz Carlos Neves (PP), promoveu na última quarta-feira, 20, uma audiência pública que discutiu a criação de vagas vagas de estacionamento e outras de embarque e desembarque de turistas no município. Segundo o vereador proponente, faz-se necessário uma avaliação dos locais destinados para este fim, assim como um aumento da fiscalização, para incentivar a vinda de mais visitantes à cidade.

Com a participação de representantes das secretarias municipais de Ordem e Mobilidade Urbana (Smomu) e Turismo, além da subsecretaria de Eventos, da Associação de Guias de Turismo e Compras de Nova Friburgo (ASCIGTUR), do Conselho Municipal de Turismo de Nova Friburgo (COMTUR), e das classes hoteleira e comercial, foram levantadas várias sugestões para ampliar os espaços destinados aos ônibus e para embarque e desembarque de passageiros.

Entre as ideias discutidas, algumas chamaram a atenção da comissão, como a criação de vagas temporárias, especialmente aos fins de semana, para o turismo; a criação de um ponto de apoio ao turista na Praça das Colônias, no Suspiro; o estabelecimento de um convênio entre a prefeitura e um local com grande área de estacionamento, como o campo do Nova Friburgo F.C. e a antiga fábrica Arp, para que os ônibus que trazem os turistas ao município possam permanecer estacionados durante a visitação; e o possível apoio dos guardas municipais aos agentes de trânsito, a fim de aumentar o efetivo e a fiscalização.

Além das sugestões, também foram enumerados alguns problemas encontrados, como o desrespeito às vagas exclusivas pelos demais motoristas, especialmente na Praça Getúlio Vargas e em Olaria; a atuação de flanelinhas na Praça do Suspiro; a falta de vagas e de orientadores de trânsito na Ponte da Saudade, por se tratar de uma área com grande fluxo de veículos, por conta da RJ-116; e a imprudência de alguns motoristas de ônibus turísticos.

No dia da audiência, o representante da Smomu, Armando Lopes, confirmou que levaria as demandas discutidas ao conhecimento do titular da pasta, Marques Henrique e da prefeitura. Procurada, a Smomu informou que ampliou algumas vagas destinadas ao estacionamento para o setor de turismo no ano passado e que outras ainda serão implantadas com o Plano de Mobilidade Urbana, que está sendo elaborado. Além disso, a Smomu afirmou que irá intensificar a fiscalização, conforme pedidos feitos na reunião, e as medidas já serão sentidas a partir deste fim de semana.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Turismo | estacionamento rotativo
Publicidade