Friburgo pode ganhar nova pista de motocross

Município negociará com Estado cessão de outro terreno às margens da RJ-130, na altura de Cardinot, para instalação de motódromo
terça-feira, 01 de agosto de 2017
por Vinicius Gastin
Eventos de Motocross atraíram milhares de pessoas em Nova Friburgo: esperança de retorno à essa época (Foto: Arquivo AVS)
Eventos de Motocross atraíram milhares de pessoas em Nova Friburgo: esperança de retorno à essa época (Foto: Arquivo AVS)

O motocross de Nova Friburgo teve uma última semana agitada. Em um espaço de três dias, a decepção deu lugar à esperança, em um movimento tão brusco quanto a velocidade das motos, que chegaram a atrair 60 mil pessoas a um evento da modalidade no município. O fechamento da Pista Swian Zanoni para a construção de um estacionamento para o Ceasa, em Conquista, gerou revolta de desportistas e amantes das duas rodas. Horas depois, uma reunião entre o diretor do Friburgo Motocross Clube, Eduardo Mastrangelo, o Cabritinha, e o prefeito Renato Bravo terminou com uma promessa de alento.

De acordo com Cabritinha, a Prefeitura se comprometeu a doar um novo terreno para a construção de um motódromo definitivo. A tendência é que a nova pista seja construída na também na RJ-130, na altura de Conquista, próximo à entrada para o Cardinot. O espaço passou pelo processo de aterramento no pós-tragédia, mas pertence ao governo do estado. O local está à disposição do Codim, responsável pela construção do Parque Industrial da região, e precisa ser liberado.

De acordo com os primeiros projetos, ainda na gestão passada, o espaço que abrigava o Motódromo Swian Zanoni seria destinado à construção do Centro de Convenções. Desde então, a informação era a de que o governo municipal negociava a compra de um terreno ao lado, que seria o suficiente para manter e até mesmo ampliar o motódromo.

De lá pra cá, a esperança de manutenção da pista se transformou em espera, e Nova Friburgo não recebeu mais eventos da modalidade. A ideia inicial era a de transformar o espaço em um parque permanente de eventos, e a pista de motocross seria mantida e teria a estrutura melhorada. Nada disso, porém, saiu do papel.

Desde a construção, dentre outros eventos, o complexo Swian Zanoni sediou duas finais de Campeonato Brasileiro — uma delas registrou o recorde de público da competição, cerca de 60 mil pessoas — e duas aberturas e um encerramento de campeonato carioca da modalidade.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: moto
Publicidade