Friburgo e Teresópolis se unem para revitalizar circuito turístico

Municípios estão fazendo o levantamento de todas as atrações ao longo dos 68 km da RJ-130
quarta-feira, 20 de novembro de 2019
por Jornal A Voz da Serra
A Terê-Fri (Arquivo AVS/ Henrique Pinheiro)
A Terê-Fri (Arquivo AVS/ Henrique Pinheiro)

As prefeituras de Nova Friburgo e Teresópolis firmaram uma parceria para revitalizar o circuito turístico Terê-Fri, que reúne uma série de atrações ao longo dos 68 quilômetros da RJ-130. Além de hotéis e pousadas, às margens da estrada  encontram-se ainda inúmeras opções de lazer, aventura, gastronomia e turismo rural. Um dos destaques é a Casa Suíça, em Conquista, no distrito friburguense de Campo do Coelho. Participaram do encontro o secretário de Turismo de Nova Friburgo, Ricardo Reis, e o subsecretário da pasta de Teresópolis, Henrique Silva.

Um levantamento dos equipamentos turísticos do Circuito Terê-Fri no município de Teresópolis já foi feito pela prefeitura local e apresentado a Ricardo Reis com o propósito de que também seja desenvolvido em Nova Friburgo. Henrique Silva explicou que uma equipe da Uerj coordenou a parte do inventariado no município de Teresópolis, metodologia que poderá ser usada também em Nova Friburgo, a fim de completar o levantamento de todo o circuito. “Vamos oferecer essa metodologia para que façamos um trabalho único, juntos, falando a mesma linguagem” salientou o secretário teresopolitano.

O levantamento das atrações do circuito nos 35 quilômetros da rodovia que pertencem a Teresópolis levou em torno de quatro meses para ser feito e contou com apoio dos alunos da Uerj, que foram a campo coletar os dados. Henrique crê que em Nova Friburgo esse trabalho seja feito em menos tempo, pois a estrada que liga os dois municípios tem quilometragem menor do lado friburguense, embora rico em equipamentos. Ele destacou também o Parque Estadual dos Três Picos e outros atrativos nos 20 quilômetros da estrada de São Lourenço.

O subsecretário de Turismo de Teresópolis se dispôs ainda a oferecer mão de obra para o levantamento que será realizado em Nova Friburgo, a fim de dar sequência aos entendimentos dos prefeitos Renato Bravo, de Nova Friburgo, e Vinícius Klaussen, de Teresópolis, que desejam a realização desse trabalho conjunto o quanto antes para  fortalecer o Circuito Tere-Fri, que tem um grande potencial turístico e pode ser trabalhado durante todo o ano, com turistas vindo do mundo inteiro”, enfatizou Henrique.

Estrada precisa de reparos

Ricardo Reis lembrou que o circuito Terê-Fri foi criado há cerca de 20 anos com cenários de passeios, aventura, gastronomia e outros atrativos. A pedido do prefeito Renato Bravo, ele esteve em Teresópolis com a equipe da Secretaria de Turismo de lá e, a partir desse encontro, já foi solicitado ao governador Wilson Witzel a melhoria da estrada.

Com trechos perigosos e esburacados, a RJ-130 carece de melhorias urgentes. Recentemente o Departamento Estadual de Estradas de Rodagem (DER-RJ), responsável pela manutenção da rodovia, firmou parceria com a Prefeitura de Teresópolis para recuperação do trecho teresopolitano. O órgão já fez parceria com 59 prefeituras fluminenses garantindo reparos no pavimento de grande parte da malha viária do interior do Estado. A parceria com a Prefeitura de Nova Friburgo para esse serviço, no entanto, ainda não foi efetivada. 

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Turismo
Publicidade