Friburgo dá início à 1ª fase do Programa Cidades Empreendedoras

Município está entre os 11 participantes do estado que realizaram o Diagnóstico do Ambiente Empresarial
segunda-feira, 14 de agosto de 2017
por Jornal A Voz da Serra
Friburgo dá início à 1ª  fase do Programa Cidades Empreendedoras

Com o objetivo de engajar a gestão pública e lideranças locais para que sejam criadas e implantadas políticas públicas voltadas para micro e pequenas empresas, Nova Friburgo deu início à primeira fase do Programa Cidades Empreendedoras. Promovida pelo Sebrae, a iniciativa consiste em uma disputa com mais 11 municípios e busca a melhoria do ambiente empresarial da região.

O primeiro passo para começar a pontuar no game foi a criação do Diagnóstico do Ambiente Empresarial da cidade. Segundo o levantamento, Nova Friburgo conta hoje com 185 mil habitantes e cerca de 5.761 empresas de pequeno porte e 8.213 MEIs, que equivalem a 58% dos negócios da cidade.

“Quando aderimos a este projeto, assumimos uma série de responsabilidades. Estamos ressaltando, junto a nossas secretarias, a importância de cada um neste processo para tornarmos nossa cidade ainda mais empreendedora. Nós já avançamos neste contexto, mas ainda há espaço para melhorar. Contamos com o comprometimento de todos e com o apoio do Sebrae para que o friburguense colha os resultados o mais rápido possível”, disse o subsecretário de Desenvolvimento Econômico, Walter Thuller.

De acordo com a organização do game, o Comitê Gestor, formado por secretários municipais de Governo, Fazenda, Administração, Planejamento, Saúde, Meio Ambiente, e Educação, agentes de desenvolvimento, Procuradoria, Controle Interno, além de lideranças empresariais, representantes do legislativo local e equipe do Sebrae/RJ, se reunirá mensalmente para deliberação e aprovação das ações a serem implantadas. Ao longo do ano, também serão realizadas quatro importantes reuniões com cada prefeito, para que essas ações sejam acompanhadas e ajustadas passo a passo.

Para a coordenadora do Sebrae/RJ Nova Friburgo, Fernanda Gripp, a iniciativa pode proporcionar para os empresários um ambiente empresarial saudável. “Pretendemos atrair, em todos os aspectos, negócios para Nova Friburgo. Isto não depende exclusivamente do Sebrae. A cidade já possui leis implementadas que incentivam empreendimentos, entretanto, outras medidas são necessárias. Nova Friburgo precisa sinalizar, com atitudes concretas, que é o lugar certo para empreender. O prefeito já embarcou nesta ideia e tenho certeza que toda sua equipe estará engajada no mesmo sentido. O Programa Cidades Empreendedoras deixará um excelente legado para o povo friburguense”, explicou.

Sobre o programa

Em formato de um game, o programa será uma disputa entre os municípios que estarão competindo em tempo real. Ao final, os municípios serão classificados por desempenho. Todos os resultados, assim como informações, painéis e relatórios estarão disponíveis em publicação futura, aberta ao público para consulta.

Além de Nova Friburgo, participam do programa os municípios de: Angra dos Reis, Araruama, Duque de Caxias, Volta Redonda, Itaperuna, Niterói, Nova Iguaçu, Campos dos Goytacazes, Petrópolis e Três Rios. De acordo com o “Data Sebrae”, essas regiões totalizam cerca de 230 mil empresas registradas no Estado do Rio de Janeiro, ou seja, 22% da atividade empresarial fluminense.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade