Covid: Friburgo antecipa a segunda dose da vacina dos adolescentes

Confira o calendário de vacinação contra a Covid-19 desta semana
sexta-feira, 26 de novembro de 2021
por Jornal A Voz da Serra
Covid: Friburgo antecipa a segunda dose da vacina dos adolescentes

Com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal contra a Covid-19 no município, a Prefeitura de Nova Friburgo, através da Secretaria Municipal de Saúde, antecipará a vacinação da segunda aplicação dos adolescentes que estão com a dose marcada até 7 de dezembro. Isso significa que adolescentes com mais de 12 anos que iriam tomar a segunda dose até o próximo dia 7 poderão buscar um posto de vacinação nesta semana para completar a imunização contra o vírus.

A vacina será aplicada na terça, quarta e quinta-feira, 30 de novembro a 2 de dezembro, das 9h às 15h, nas Unidades Básicas de Saúde, e das 9h às 13h nas Estratégias de Saúde da Família.

Na sexta-feira, 3, a aplicação da primeira e segunda doses do imunizante Coronavac será realizada na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), na Lagoinha. 

Nos próximos dias não haverá vacinação de reforço, pois o foco será na aplicação da segunda dose dos adolescentes. A imunização deste público retornará na próxima semana.

Locais de vacinação

A Secretaria de Saúde lembra que é importante prestar atenção que alguns esquemas vacinais estão sendo oferecidos somente na Uerj. Os outros locais de vacinação são: ginásios esportivos Alberto da Rosa Pinheiro (Pastão), no distrito de Conselheiro Paulino, e João Antunes Nogueira (Bieca), no bairro Cordoeira; postos de saúde José Copertino Nogueira, no bairro São Geraldo, e Tunney Kassuga, no bairro Olaria e na Uerj, das 9h às 15h, e também nas unidades do programa Estratégia de Saúde da Família (ESF) de Centenário, São Lourenço, Conquista, Campo do Coelho, Riograndina, Amparo, Nova Suíça, Olaria 1, 2 e 3, Varginha, Mury, Stucky, Vargem Alta, Lumiar e São Pedro da Serra, das 9h às 13h.    

Rio tem risco muito baixo para a doença pela primeira vez

Pela primeira vez, desde o início da pandemia, grande parte do estado do Rio de Janeiro está na bandeira verde, o que significa risco muito baixo para a transmissão da Covid-19. Estão neste cenário, a Região Metropolitana I, que inclui a capital e a Baixada Fluminense, e as regiões Metropolitana II e Serrana. No restante do estado, que são as regiões do Médio Paraíba, Baía da Ilha Grande, Centro-Sul, Noroeste, Norte e Baixada Litorânea, o mapa está com bandeira amarela, que indica risco baixo para a transmissão da doença.

De acordo com a 58ª edição do Mapa de Risco da Covid-19, divulgada hoje (26) pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), o número de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) caiu 33%. Nos óbitos provocados pela doença, a queda ficou em 46%. A análise compara as semanas epidemiológicas 45, entre 7 e 13 de novembro; e a 43 no período de 24 a 30 de outubro.

Para o secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe, as áreas de bandeira verde apresentam indicadores epidemiológicos e assistenciais muito baixos e contribuíram para que a classificação final do estado fosse considerada nesta cor.

Ainda assim, Chieppe alertou que a população continue se vacinando. “Voltamos ao melhor patamar desde o início da divulgação do mapa, mas, apesar da evolução, é preciso que a população retorne aos postos para receber a segunda dose, a dose de reforço ou adicional”, afirmou.

Na avaliação da secretaria, a taxa de ocupação nas unidades de saúde segue em queda sustentável com o avanço da imunização e a diminuição de transmissão da doença. Dados da secretaria indicam que a taxa de unidade de terapia intensiva (UTI) está em 13%, e a de enfermaria, em 9%. Esses percentuais são os menores desde o início da pandemia.

Além disso, conforme a pasta, todas as regiões de saúde apresentaram taxas inferiores a 50%. “Por isso, leitos que antes eram apenas destinados ao tratamento de pacientes com covid-19 foram revertidos para outras especialidades”, informou.

Cada cor de bandeira do mapa representa um nível de risco e um conjunto de recomendações de isolamento social. A roxa é de risco muito alto, a vermelha é alto, a laranja é moderado, a amarela baixo e a verde muito baixo. “Os resultados apurados para os indicadores apresentados devem auxiliar a tomada de decisão, além de informar a necessidade de adoção de medidas restritivas, conforme o nível de risco de cada localidade”, destacou a secretaria.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra