Friburgo ainda não bateu meta de vacinação contra a gripe

Campanha vai até esta sexta, 26. Governo faz alerta para o inverno
quinta-feira, 25 de maio de 2017
por Alerrandre Barros
Vacinação em Nova Friburgo (Foto: Arquivo AVS)
Vacinação em Nova Friburgo (Foto: Arquivo AVS)

Quem faz parte do grupo prioritário e ainda não se vacinou contra a gripe tem até esta sexta-feira, 26, para ir a um posto garantir a proteção contra a doença. Em Nova Friburgo, a meta de imunizar 90% do público-alvo, definida pelo Ministério da Saúde, ainda não foi alcançada. Poucas pessoas têm procurado os postos da cidade para receber a dose da vacina.

A campanha de vacinação contra a gripe influenza começou no dia 17 de abril em todo o país. Segundo a Coordenação de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, cerca de 30 mil doses da vacina haviam sido aplicadas no público-alvo, em cinco postos de saúde, até o fim da semana passada, quando foi divulgado o último balanço. Esse número representa apenas metade da meta do governo.

Nos próximos dias, as doses serão oferecidas nos postos de saúde do Suspiro e Olaria, de 8h às 17h; no posto de Conselheiro Paulino, de 9h às 16h; e também no posto do Cordoeira, de 13h às 17h.  

Podem tomar a vacina crianças de 6 meses e menores de 5 anos, gestantes, puérperas, idosos (a partir de 60 anos), profissionais da saúde, povos indígenas, presos e funcionários do sistema prisional, portadores de doenças crônicas e outras doenças que comprometam a imunidade e professores de escolas públicas ou privadas.

O Ministério da Saúde divulgou nesta segunda-feira, 22, que 30,6 milhões de pessoas foram vacinadas no país. Até então, nenhum grupo prioritário havia atingido a meta de vacinação. O estado do Rio de Janeiro tinha imunizado somente 45,8% do público-alvo. A coordenadora Nacional do Programa Nacional de Imunizações, Carla Domingues, faz o alerta.

“É de fundamental importância que a população-alvo busque, o quanto antes, os postos de vacinação para garantir a proteção contra a influenza, principalmente neste período que antecede o inverno”, destacou Dominguez.
A vacina protege contra três subtipos do vírus da gripe: A/H1N1, A/H3N2 e influenza B. Segundo o Ministério da Saúde, a vacina é segura e também é considerada uma das medidas mais eficazes na prevenção de complicações e casos graves de gripe. Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.
“Como o organismo leva, em média, de duas a três semanas para criar os anticorpos que geram proteção contra a gripe após a vacinação, o ideal é realizar a imunização antes do início do inverno. O período de maior circulação da gripe vai do final de maio até agosto, informou o governo em nota.

Gripe: mortes em 2016

No ano passado, o Ministério da Saúde registrou 12.174 casos confirmados de síndrome respiratória aguda grave (SRAG), uma complicação causada pela gripe influenza, no Brasil. Houve ainda 2.220 mortes, número alto em comparação a anos anteriores. Do total de óbitos, a maioria (1.982) foi por influenza A/H1N1. Este foi o maior número de mortes por H1N1 desde a pandemia de 2009, quando 2.060 pessoas morreram em decorrência do vírus no país.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade