Friburgo agora tem centro de informações turísticas em Mury

Espaço servirá como ponto de referência para visitantes e base de apoio para guias locais
terça-feira, 08 de outubro de 2019
por Fernando Moreira (fernando@avozdaserra.com.br)
A nova sede da Associação dos Guias de Turismo (Fotos: Divulgação)
A nova sede da Associação dos Guias de Turismo (Fotos: Divulgação)

 

 Associação de Guias de Turismo de Nova Friburgo (Ascigtur-NF) inaugurou na última sexta-feira, 4, sua nova sede. O espaço fica na Avenida Walter Machado Thedin, trecho urbano da RJ-116, no distrito de Mury, uma das principais portas de entrada do município, e servirá como ponto de referência e de informações para os turistas, além de servir como base de apoio para os mais de 400 guias de turismo cadastrados em Nova Friburgo.

A solenidade de inauguração da nova sede contou com a presença do prefeito Renato Bravo, secretários municipais, além do vereador Luiz Carlos Neves, empresários do trade turístico do município e diversos guias de turismo. “O espaço é bem sinalizado, possui folheteria de diversos atrativos locais e parcerias com equipamentos turísticos, como o circuito Terê-Fri, a Casa do Artesão, o Nova Friburgo Country Clube e o Circuito das Flores da fmília Heckert em Vargem Alta, que é um produto exclusivo da Ascigtur. Nos últimos dois anos também realizamos o FamTur, que são passeios e visitas técnicas com guias e agências de turismo de fora para conhecerem a cidade e terem a oportunidade de montar roteiros e trazer novos grupos de turistas para Nova Friburgo”, esclareceu Thiago Pinto, diretor de Turismo Receptivo da Ascigtur-NF.

Thiago explica ainda que a ideia da associação é manter pelo menos um guia de turismo no espaço de modo a atender turistas e visitantes que buscam informações sobre a cidade. Além disso, ele conta que tanto a nova sede quanto a Ascigtur-NF são mantidos com recursos próprios, através da ajuda de apoiadores e parceiros.

Durante a inauguração do novo espaço, a Ascigtur-NF aproveitou a oportunidade para homenagear personalidades que muito fizeram pela associação e pelo turismo de Nova Friburgo, como os patronos da associação, Júlio Cesar Matos Henriques e Geraldo Rosa (in memorian), o empresário Gilberto Sader, grande incentivador do turismo local, o vereador Pierre Moraes, autor da lei que regulamentou a profissão de guia de turismo na cidade, o ex-prefeito Sério Xavier, que doou o terreno para a construção da nova sede da associação, Eliceu Heckert, criador do Circuito das Flores, o ex-secretário de Turismo de Nova Friburgo, Pablo Sprei, entre outros que ajudam a incentivar o turismo local.

A associação

A Ascigtur-NF é presidida por Marco Antonio Toledo de Lima e, desde 2013, é considerada pela Câmara de Vereadores de Nova Friburgo uma entidade de utilidade pública do município. Começou com profissionais de guias de compras e hoje abrange praticamente todos os mais de 400 guias de turismo profissionais de Nova Friburgo.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Turismo
Publicidade