Friburgo adere ao Dezembro Laranja contra o câncer de pele

Mutirão da campanha nacional de prevenção vai atender população gratuitamente no dia 7
terça-feira, 26 de novembro de 2019
por Jornal A Voz da Serra
Friburgo adere ao Dezembro Laranja contra o câncer de pele

Com a intenção de estimular a população a prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer da pele, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) realiza o movimento de conscientização da doença, desde 2014. É o movimento Dezembro Laranja, que faz parte da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele.

Nova Friburgo participará da ação simultânea que ocorre em todo país no próximo dia 7 de dezembro, um sábado, quando será realizado um mutirão. Por meio de uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, médicos dermatologistas farão atendimentos das 9h às 15h, no posto de saúde Sylvio Henrique Braune, no Suspiro.

Uma equipe com seis dermatologistas realizará exames preventivos gratuitos durante o evento. Os organizadores pedem aos interessados que compareçam ao local com documentos pessoais como identidade, CPF ,comprovante de residência e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Durante as consultas, os médicos farão avaliação de manchas suspeitas para verificar possíveis casos de câncer de pele e ainda irão retirar dúvidas sobre pintas e possíveis alterações ou manchas pelo corpo.

De acordo com médica dermatologista, Solange Gonçalves, a parceria desta campanha possibilita que os profissionais possam ir além do diagnóstico e da orientação. “Com essa ação, não só previnimos o câncer de pele, mas consiguimos curá-lo. Tendo a necessidade, fazemos um procedimento e o paciente sai do mutirão sem a doença. Isso é excelente. Inclusive lesões pré cancerosas, nós cauterizamos e tratamos. Também contaremos com o apoio da prefeitura para a realização das biópsias, nos casos indicados”, explicou a dermatologista. 

Em todo o Brasil, o tipo de câncer mais comum entre a população é o de pele. Qualquer pessoa está sujeita a doença. Por isso, a informação, aliada à adoção de hábitos simples como o uso diário de protetor solar, reduz os riscos de aparecimento do carcinoma.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: saúde
Publicidade