Fórum Gastronômico de Friburgo teve debates sobre sustentabilidade e inovação

Chef executivo Felipe Bronze foi um dos convidados. Evento atraiu centenas de pessoas
terça-feira, 20 de junho de 2017
por Jornal A Voz da Serra
O chef Felipe Bronze fala para um auditório lotado (Foto: Divulgação)
O chef Felipe Bronze fala para um auditório lotado (Foto: Divulgação)

O Fórum Gastronômico de Nova Friburgo atraiu centenas de pessoas ao Nova Friburgo Country Clube  nesta terça-feira, 20. Entre elas, produtores, empresários, profissionais, estudantes e amantes da gastronomia, que trataram de assuntos como sustentabilidade, inovação e ações de desenvolvimento para o setor. O evento faz parte do projeto “Sebrae Na Mesa” e tem como tema a “Gastronomia Sustentável - Aproximando quem produz de quem consome”.

Participaram do fórum cerca de 40 expositores, entre os quais produtores rurais, de orgânicos, fabricantes de cerveja artesanal, empresas de uniformes, fabricantes de mobiliário para empresas de alimentação, fornecedores de louças, seguradoras, instituições financeiras, empresas de tecnologia, entre outros.

Em quatro palestras, foram abordados temas como: “Gastronomia, Turismo e Sustentabilidade”; “Valorização da Culinária Regional como fator de Desenvolvimento Sustentável”, “Atuação do Sebrae junto às empresas de alimentação fora do lar” e a aula do convidado especial desta primeira edição do fórum, o chef executivo Felipe Bronze.

De acordo com Fernanda Gripp, coordenadora regional do Sebrae/RJ, o 1º Fórum Gastronômico teve entre seus objetivos juntar os vários agentes da cadeia produtiva da gastronomia local, ao mesmo tempo em que discutiu questões como sustentabilidade e inovação para contribuir com o desenvolvimento do setor na Região Serrana.

Para Louise Nogueira, gestora estadual do projeto “Sebrae na Mesa”, Fórum Gastronômico de Nova Friburgo serviu não apenas para divulgar o que há de melhor na gastronomia da região, mas também para identificar e pontuar as principais dificuldades do setor e as possibilidades de solução, diante de diferentes ideias de pessoas que fazem parte das mais variadas etapas da cadeia produtiva desta atividade econômica.

“O evento não valoriza apenas a cadeia produtiva da gastronomia local, mas também traz a todos os seus componentes a oportunidade de refletir sobre as condições atuais e as possibilidades de melhoria. É um cenário ideal para quem está em dificuldades e para quem quer contribuir com novas ideias, proporcionando a soma de esforços dos mais variados segmentos desta atividade que é uma vocação regional”, ressaltou.

A realização do “1º Fórum Gastronômico - Sebrae na Mesa” de Nova Friburgo teve o apoio da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (Acianf), da Escola de Gastronomia Candido Mendes, do Sindicato das Indústrias de Alimentação de Nova Friburgo (Sindanf), Superpão, Cooperativa de Macuco, Gazoni Planejados, Nova Friburgo Convention Bureau, NovaMixFoodservice e Teia de Eventos.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Gastronomia
Publicidade