Folias de Reis percorrem bairros e distritos de Friburgo

Tradicional presépio de Conselheiro Paulino recebe apresentações de diversos grupos
sexta-feira, 03 de janeiro de 2020
por Jornal A Voz da Serra
Folias de Reis percorrem bairros e distritos de Friburgo

Todos os anos, grupos de Folias de Reis percorrem bairros e distritos do município em apresentações para o público, em espaços fechados e ao ar livre. A Prefeitura de Nova Friburgo, através da secretaria de Cultura, subvenciona a Associação dos Grupos de Folias de Reis e também oferece apoio, como a estrutura para a realização das Jornadas de Reis.

O tradicional presépio montado na Praça Lafayete Bravo, em Conselheiro Paulino, foi inaugurado no dia 24 de dezembro, e desde então, variados grupos de Folias encantam  moradores e visitantes, especialmente aos sábados e domingos, sempre às 19h.

A Cantoria de Reis do Céu na Terra 

A Cantoria de Reis do Céu na Terra, por exemplo, é um desses grupos. Formado a partir de relações familiares e vínculos de amizades, seus integrantes visitam presépios domésticos e públicos, desde 1999, louvando musicalmente o sagrado nascimento de Jesus, em ruas, praças e casas do estado do Rio de Janeiro. De seu repertório constam canções próprias e de outros autores, aprendidos com grupos tradicionais com os quais, inclusive, o Céu na Terra tem realizado visitas mútuas que fortalecem os vínculos de reciprocidade e manutenção das práticas ligadas a louvação pelo nascimento de Jesus. 

No momento,  o grupo realiza uma programação que teve início em 29 de dezembro e vai até o dia 5 de janeiro, tendo como jornada a visita e celebração de presépios, com todos integrantes vestidos de branco, e tendo à frente a bandeira que simboliza a própria estrela-guia, e que indicaria, miticamente, os caminhos a serem percorridos. 

Programação

  • 4, sábado:

19h30: apresentação dos grupos de Folia de Reis, na Praça Lafayette Bravo;

20h: apresentação da Cantoria de Reis do Grupo Céu na Terra no presépio de Conselheiro Paulino, na Praça Lafayette Bravo.

  • 6, segunda:

19h: apresentação de vários grupos celebrando o Dia de Reis, na Praça Lafayette Bravo, em Conselheiro.

  • 18, sábado, e 19, domingo:

Grande Festival do Folclore, com o tradicional Encontro dos Grupos de Folias de Reis, reunindo mais de 25 grupos na Praça Lafayette Bravo.

 

LEIA MAIS

Folião João Batista Braga preside associação sem fins lucrativos que tem como objetivo manter viva a tradição

Neste fim de semana tem Folia de Reis em Monnerat

Conheça os principais elementos e personagens desta tradição

Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 75 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra