Folia teve ruas lotadas de gente, alegria, fantasias e muito xixi

Ponto negativo ficou por conta do mau hábito de urinar na rua, apesar dos banheiros químicos
terça-feira, 13 de fevereiro de 2018
por Jornal A Voz da Serra
Foliões do bloco Maluco Beleza desfilam pela Alberto Braune (Fotos: Henrique Pinheiro e Leo Arturius)
Foliões do bloco Maluco Beleza desfilam pela Alberto Braune (Fotos: Henrique Pinheiro e Leo Arturius)

Milhares de foliões com as mais variadas fantasias lotaram as ruas do Centro de Nova Friburgo no início da noite desta sexta-feira, 9, na abertura oficial do Carnaval. Os primeiros blocos a sair foram o das Piranhas, o Maluco Beleza e a Banda Predial Primus, espalhando alegria, irreverência e bom humor por onde passavam. A Avenida Alberto Braune, a Praça Dermeval Barbosa Moreira e a Rua Monte Líbano concentraram o maior número de pessoas.

O ponto negativo da festa foi, como sempre, o mau hábito de urinar na rua. Apesar da instalação de banheiros químicos em praticamente todas as quadras, muita gente preferiu se aliviar nas ruas próximas aos locais de maior concentração. No Rio de Janeiro, uma lei municipal pune com multa de R$ 510 quem é flagrado urinando em locais públicos. Sem lei semelhante em Friburgo, os foliões daqui que fazem xixi onde querem  seguem impunes.

Com as ruas tendo virado banheiro público, os funcionários da prefeitura, da EBMA e da Águas de Nova Friburgo tiveram muito trabalho na manhã deste sábado, 10. Jatos de água foram lançados sobre as calçadas do Fórum e de outros estabelecimentos, na tentativa de melhorar o odor para mais um dia de festa.

Mais uma vez, Friburgo provou ser o segundo maior carnaval do estado. Com a expectativa de receber mais de 70 mil turistas, a cidade teve festa até de madrugada, sem grandes incidentes policiais.

A Avenida Alberto Braune deve lotar novamente neste sábado, 10, para o tradicional desfile dos blocos de enredo. O primeiro a entrar na avenida, às 20h, será o Globo de Ouro. A agremiação apostará no enredo “Filhos de fé: não mexe comigo que eu não ando só”. Os 200 anos de Friburgo também serão abordados pelo bloco.  

Com o enredo “Abram alas! Nova Friburgo está em festa! Não me leva a mal, aqui se faz carnaval!”, o Raio de Luar será o segundo a desfilar. A proposta do bloco é homenagear o pintor, a aderecista, o soldador, os artistas que fazem com criatividade e muitas cores o espetáculo do carnaval acontecer.

Já o Unidos do Imperador vem com o tema “Aromas, encantos e cores. Flores, a essência da vida”, e vai fazer uma homenagem a Nova Friburgo através da exaltação do árduo e louvável trabalho desenvolvido pelos diversos produtores da cidade. O atual campeão entre os blocos de enredo, o Bola Branca, será o último a entrar na avenida e, para tentar o tricampeonato, a agremiação desfilará o enredo “Euterpe, sua história em melodia para o meu carnaval”.

Também neste sábado, paralelamente aos desfiles, na Praça Dermeval Barbosa Moreira, haverá matinê com a banda Sambalanço, às 15h; apresentação do DJ Alan Correa, às 17h e 22h; apresentação da Banda Braza Beat, às 20h, e da dupla Cissa Rego e Marcus Vinicius, às 24h.

No domingo, 11, o dia mais esperado para muitos friburguenses, será a vez das escolas de samba da cidade mostrarem o seu trabalho na avenida. E quem vai abrir a festa, às 20h, é a Alunos do Samba, de Conselheiro Paulino. Chamado de “Raízes: a celebração das nossas origens”, o enredo da escola aborda a mistura das raças, crenças e religiões e faz um apelo contra a intolerância e a discriminação.

Às 21h45, a Vilage no Samba promete uma procissão de carnaval, com  fatos marcantes que cercam a vida e morte de São João Batista, o profeta mensageiro da vinda de Jesus, precursor dos padroeiros e padroeiro de Nova Friburgo.

Já a Unidos da Saudade, com o enredo “Uma história bordada de amor e paixão”, cantará seus 70 anos no carnaval 2018. Além da sua história, a agremiação vai relembrar alguns carnavais históricos.

Por último, a Imperatriz de Olaria promete repetir o sucesso de 2017 e fazer bonito na Alberto Braune. Com o enredo “O poder da cura na ciência da vida, o clamor de um povo pela proteção divina”, a escola de samba de um dos maiores e mais populosos bairros do município garante levar muita emoção, criatividade e fé para avenida.

 

  • Caminhão limpa-fossa higieniza banheiro químico na Alberto Braune

    Caminhão limpa-fossa higieniza banheiro químico na Alberto Braune

  • A avenida limpa no sábado, sem vestígios do desfile da noite anterior

    A avenida limpa no sábado, sem vestígios do desfile da noite anterior

  • Jato d'água lava a calçada do antigo Fórum

    Jato d'água lava a calçada do antigo Fórum

  • Garis recolhem lixo na Praça Getúlio Vargas

    Garis recolhem lixo na Praça Getúlio Vargas

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: carnaval
Publicidade