Fogo também destrói "Árvore do Arco”, símbolo de Madalena

Paineira-rosa nas proximidades do Parque do Desengano teria mais de 100 anos e já estaria sem vida
segunda-feira, 16 de outubro de 2017
por Jornal A Voz da Serra
A
A "Ávore do Arco" em foto de Maria Eugenia Miranda compartilhada nas redes sociais

O incêndio que queimou a vegetação nas proximidades do Parque Estadual do Desengano, em Santa Maria Madalena, também destruiu, neste domingo, 15, a “Árvore do Arco”, símbolo e cartão-postal da cidade, devido à sua forma peculiar. A árvore foi cenário da minissérie “Dercy de Verdade”, da TV Globo. A atriz e comediante Dercy Gonçalves nasceu no município.

A árvore centenária seria da espécie paineira-rosa, segundo um abaixo-assinado online, publicado na plataforma Avaaz, que, em 2015, pedia à Secretaria de Meio Ambiente do município que construísse uma área de proteção para ela. Em janeiro deste ano, porém, foi publicado um vídeo no YouTube que mostra que a árvore já estava, aparentemente, sem vida.

Durante o fim de semana, equipes do Corpo de Bombeiros, do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e guarda-parques atuaram no combate a incêndios em uma área de mata no arredores do parque. O fogo começou na quinta-feira, 12, e um helicóptero também foi usado na ação. O fogo estava próximo do principal manancial de abastecimento de água do município, na localidade de Terras Frias.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Meio Ambiente | Turismo
Publicidade