Fim da estiagem em Friburgo: primavera chega trazendo chuvas

Tempo muda neste domingo, com pancadas e queda de temperaturas máximas em cerca de 10 graus
terça-feira, 17 de setembro de 2019
por Adriana Oliveira (aoliveira@avozdaserra.com.br)
Novo foco de incêndio no Caledônia, nesta terça (Reprodução da web)
Novo foco de incêndio no Caledônia, nesta terça (Reprodução da web)

A primavera chega oficialmente às 4h50 desta segunda-feira, 23, trazendo junto algo que vem fazendo muita falta em Nova Friburgo e outras cidades: chuvas.

O Climatempo prevê dias ensolarados e secos até este sábado, 21, com máximas de até 28 graus, como é esperado nesta quarta, 18. A partir de domingo, 22, porém, há chances de pancadas de chuva à tarde e à noite, padrão que deve se repetir por toda a próxima semana. A temperatura máxima deve despencar cerca de dez graus, caindo para 18 graus.

Nesta terça, novos focos de incêndio foram avistados no Pico da Caledônia. O último fim de semana foi marcado por diversas ocorrências de incêndios florestais. As chamas nas matas não deram trégua às equipes do 6º Grupamento do Corpo de Bombeiros, comandada pelo tenente-coronel Thiago Nunes Alecrim. Segundo ele, os incêndios florestais já destruíram destruiu 200 mil mestros quadrados de vegetação na área do 6º GBM. De janeiro até agosto deste ano, foram registrados 530 focos de incêndio, um recorde  desde que a região passou a ser monitorada, em 2014.

Cerca de 20 militares atuam no combate aos focos. Para Alecrim, não há dúvidas de que as causas dos incêndios sejam ações humanas. “Às vezes a pessoa acha que colocar fogo em lixo não vai gerar problema, mas um vento pode levar uma faísca, levando a proporções absurdas”, afirmou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Clima
Publicidade