Festival de Chocolate: um fim de semana recheado de sabor

Evento tem várias atrações e é um dos destaques da Festa Suíça aberta este mês
quarta-feira, 03 de agosto de 2016
por Flávia Namen
Festival de Chocolate: um fim de semana recheado de sabor

A Queijaria Suíça de Nova Friburgo sedia um saboroso evento neste fim de semana. O aguardado Festival do Chocolate acontece dias 6 e 7, sábado e domingo, das 10h às 19h, nas dependências do espaço, localizado no Km 18 da RJ-130, Estrada Nova Friburgo-Teresópolis, em Conquista. A exemplo das edições anteriores, o evento promete ser sucesso de público pela variedade de delícias feitas à base de chocolate - como tortas, mousses, bombons, trufas e o tradicional chocolate quente. Quem comprar a caneca do festival terá direito a três doses da bebida. 

Friburguenses e turistas que forem ao festival também poderão saborear crepes salgados, bobó de camarão, acarajé, defumados e cervejas artesanais nos diversos estandes montados na área externa. Outro diferencial desta edição é o food truck, febre gastronômica que vem caindo no gosto popular pelo sabor especial e praticidade. Um veículo do gênero estará no festival vendendo hamburguer e batata frita.  

Convidada ilustre nesta edição

Outro ponto alto do evento promete ser a presença da Miss Suíça, Lauriane Sallin, convidada ilustre desta edição do festival. A encantadora jovem de 22 anos estará no município neste fim de semana cumprindo uma extensa agenda de compromissos e concederá uma coletiva de imprensa na Queijaria Suíça às 10h30 deste sábado. Natural da pequena cidade de Belfaux, no Cantão de Friburgo (Canton de Fribourg), Lauriane vem estreitar os laços entre as cidades coirmãs.

Com entrada franca, o Festival do Chocolate faz parte dos festejos pelo Dia Nacional da Suíça, comemorado no último dia 1º, e é uma realização da Associação Nova Friburgo-Fribourg, colônia suíça de Nova Friburgo e Casa Suíça. Paralelamente ao evento, o  público poderá visitar as lojinhas de artesanato e o parque em torno do local. Mais informações podem ser obtidas através do site www.frialpalimentos.com ou pelo telefone (22) 2529-4000. Menores somente acompanhados dos pais ou responsáveis.

Cinco boas razões para comer chocolate

1 - O chocolate está entre os alimentos mais populares do país e é consumido por cerca de 80% dos brasileiros. É o que apontam pesquisas das indústrias do setor, onde o sabor ao leite aparece como o predileto dos consumidores. Os números também revelam que o  O Brasil é o terceiro maior mercado mundial de chocolate, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e da Alemanha. Estatísticas à parte, confira abaixo cinco benefícios que esta delícia traz para o corpo e a mente:

2 - O chocolate contém vários tipos de minerais, como o manganês, o potássio e o magnésio, além das vitaminas A, C e do complexo B. 

3 - Segundo especialistas, a ingestão de chocolate faz com que o organismo libere serotonina, um neurotransmissor responsável pela sensação de satisfação e que acaba com o mau humor. 
O tipo meio-amargo possui flavonoides, que reduzem o colesterol ruim (LDL), elevam o bom (HDL), são estimulantes cerebrais e têm efeito antioxidante sobre o sistema cardiovascular e circulatório, impedindo a deposição de gordura nas artérias. 

4 - Segundo as análises, uma pequena barra de chocolate preto contém tantos flavonóides como seis maçãs, quatro xícaras e meia de chá, 28 taças de vinho branco e dois copos de vinho tinto.

5 - As propriedades terapêuticas do chocolate são famosas desde a Antiguidade, quando os astecas consumiam o alimento como fonte de sabedoria espiritual, além de energizante e fortalecedor da potência sexual. Para os cientistas de hoje, o chocolate é um excelente estimulante do sistema nervoso central e dos músculos do corpo, inclusive do coração.

Uma celebração aos primeiros colonizadores

Além do Festival do Chocolate, a Festa Suíça conta com vários eventos em comemoração ao aniversário da primeira nação que participou da colonização de Nova Friburgo. Aberta no início da semana, a programação é voltada para um público diversificado e prossegue até o dia 28. Confira as atrações:
    
04/08 - 20hs - Teatro Municipal -  Apresentação de dança folclórica com o grupo suíço “La Farandole”
13/08 - 21h - Nova Friburgo Country Clube - 38ª Festa de Queijos e Vinhos no salão social do clube
14/08 - Casa Suíça - Às 9h, largada da competição de mountain bike “Route MTB Fribourg”
28/08 - Nova Friburgo Country Clube - Torneio Frialp de Bolão com equipes mistas, a partir das 10h no clube

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: colônia suíça | festa suíça | festival de chocolate
Publicidade