Festival da Sustentabilidade no Country Clube começa nesta sexta-feira

Oficinas, feiras e atividades culturais, com destaques da bioarquitetura e da permacultura
quinta-feira, 10 de novembro de 2016
por Jornal A Voz da Serra
Entrada do Nova Friburgo Country Clube (Foto: Arquivo A VOZ DA SERRA)
Entrada do Nova Friburgo Country Clube (Foto: Arquivo A VOZ DA SERRA)

O Nova Friburgo Country Clube será palco da primeira edição do Festival de Sustentabilidade. O evento, que tem como objetivo fomentar o processo de pesquisa, o debate, negócios e ações na esfera da sustentabilidade na região, terá início nesta sexta-feira, 11, e segue com uma programação extensa até a próxima terça-feira, 15. Além de palestras, o público terá a oportunidade de participar de oficinas, feiras e atividades culturais diversificadas. 

O festival será realizado em uma área de seis mil metros quadrados e terá cerca de 50 expositores das áreas de gastronomia, moda, construção, desing e energias renováveis. A expectativa é que mais de oito mil pessoas compareçam ao evento. 

Entre os destaques estão profissionais que são referência internacional em bioarquitetura e permacultura como: o holandês Johan van Lenge, fundador do Tiba-Rio e autor do best seller “Manual do arquiteto descalço”; e Jorge Belanko, professor e capacitador de reconhecimento internacional, autor do “El barro, los manos, la casa”, DVD que virou um guia popular da construção natural. Um dos projetos que também promete atrair a atenção do público aborda a energia utilizada, isto é, suprida por uma pista de dança piezoelétrica (que produz energia por pressão), bicicletas ergométricas geradoras e painéis fotovoltáicos, ou seja, que produzem energia após exposição a luz. 

Dentro do Festival, acontecerá uma edição especial do Mercado Central, feira de Nova Friburgo que visa dar visibilidade ao produtor e a empreendimentos regionais. Produtos orgânicos, ecologicamente corretos, artesanais ou de fair trade (comércio justo) nos segmentos de alimentação e moda estarão disponíveis nos estandes. 

Hoje, 11, as atividades terão início às 8h, com a exibição de painéis diversos. No sábado, 12, haverá workshop “Construção com bambu ”, com a presença do equatoriano e construtor da Green School of Bali, Jorg Stamm; apresentação do cantor Newton Couto; discotecagem e o grupo de forró Nó Cego.

No domingo, 13, as atrações são: a palestra “Construção com terra”, com Jorge Belanko; Belinha e sua Malinha; música com Serra Brasilis e a cantora Carla Soul; e discotecagem. Já na segunda-feira, 14, acontecem as palestras “Agricultura sintrópica”, com Yuri Diniz e “Plantas alimentícias” com o professor Knupp, “Feltrando histórias”, com apresentação do Matagal Câmara, discotecagem e Ken Jitsu. 

Encerrando as atividades, na terça-feira, 15, haverá as palestras “Empreededorismo sustentável”, com Nilson Dias, e “Negócios sociais”, com Joana Pereira; contação de histórias com Belinha e sua malinha, música com Duo Letazü  e Filhos do Zé; e discotecagem. 

Através do Festival de Sustentabilidade, o Instituto Pindorama, Conectivos e Tiba, organizadores do evento, pretendem estimular o debate entre profissionais, universidades, órgãos normatizadores e concessionárias sobre a sustentabilidade nas cidades, escolas e empresas; estimular o consumo de produtos e serviços do segmento de mercado e tornar Nova Friburgo uma referência em eventos e ações que promovam a sustentabilidade e a qualidade de vida.

Vale destacar que, durante os quatro dias de evento, os painéis serão abertos às 8h com atividades culturais das 10h às 18h; e shows das 19h às 22h. A entrada para o festival custa R$ 3. Mais informações podem ser obtidas pelo endereço www.festivaldasustentabilidade.org.br.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: sustentabilidade
Publicidade