Festa da Flor do Lúpulo acontece no dia 31 de março

Haverá visitação aos plantadores e degustação de cervejas feitas em Nova Friburgo
sábado, 17 de março de 2018
por Jornal A Voz da Serra
Festa da Flor do Lúpulo acontece no dia 31 de março

A cerveja, que acompanha a história de Nova Friburgo desde a colonização, ganhou força na cidade nos últimos anos após o surgimento de produtores e cervejarias artesanais. Um dos marcos do aumento de produção e consumo desse produto, por exemplo, foi a aprovação da lei municipal 1.209/15 de incentivo à indústria, que trouxe diversos produtores, investimentos para a região e conferiu às pequenas cervejarias um tratamento tributário diferente.

Devido à popularidade da cerveja artesanal, foi criado o projeto de lei 3.308/17, que reconhece o Polo Cervejeiro Artesanal de Nova Friburgo e Região. Segundo Sérgio Paiva, diretor-executivo da Associação da Indústria Cervejeira de Nova Friburgo e Região (Beer Alliance),  com o reconhecimento do polo a cerveja artesanal “passa a existir aos olhos do estado, que então poderá implantar políticas de incentivo para o segmento”.

Além dos benefícios econômicos, o turismo só tem a ganhar com a criação do Polo Cervejeiro. “A atividade da cerveja artesanal é indutora de outros segmentos, como a gastronomia e o turismo” explica Sérgio.

O lúpulo é tradicionalmente usado, junto com o malte, a água e a levedura, na fabricação da cerveja. No calor do cozimento da mistura, o lúpulo libera suas resinas de sabor amargo, dando à cerveja sabor característico. Já que é um conservante natural, é essencial na produção do produto.

Nos dias 31 de março e 01 de abril, em Amparo, acontecerá a Festa da Flor de Lúpulo. O evento reunirá palestras técnicas sobre o plantio, produção, comercialização e utilização do lúpulo, visitação a produtores de mudas e plantações já instaladas na região, feiras com produtos derivados, e muito mais.

Segundo Flávio Stern, presidente da Associação Comercial de Nova Friburgo, “Nova Friburgo já é apreciada por sua gastronomia, por suas montanhas, pelo seu clima, pelas suas belas paisagens que proporcionam experiências únicas aos turistas e, com a Festa da Flor do Lúpulo, com certeza, se tornará referência, também, na produção desse elemento indispensável para a produção de cervejas artesanais”.

Confira a programação do evento:

Sábado

9h30 - palestras técnicas:

  • Engenheiro Agrônomo Alexandre J. Teixeira (Emater Rio) - necessidades nutricionais e cuidados no cultivo do lúpulo.

  • Professora Patricia Fontes Pinheiro (UFES) - análises técnicas de lúpulos nacionais.

  • Bruno da Cruz Ramos - cultivo do lúpulo e comercialização.

  • Teresa Yoshiko e Fred Ferreira - mudas em sistema hidropônico.

  • David Sorrentino - viveiro e lúpulo em Nova Friburgo.

  • Paulo Cordeiro - colheita e preparo da flor de lúpulo e utilização na cerveja artesanal.

Sábado e domingo -  Associação dos Amigos e Moradores de Amparo

Visitação aos plantadores de lúpulo, viveiristas e cervejarias de Nova Friburgo e região; degustação de cervejas feitas com lúpulo de Nova Friburgo.

A realização é da  Associação dos Amigos e Moradores de Amparo, com apoio da Acianf, Prefeitura Municipal, Cervas, Beer Alliance, Confraripa, Acerva, Sebrae e Emater Rio.  Os ingressos podem ser comprados através do site bit.ly/festadolupulo. Mais informações através dos números: (22) 99253-9508 ou (22) 2522-1145.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade